Atualmente, já toda a gente ouviu falar em transição ou transformação digital e na importância que o online tem - ou pode vir a ter - para as empresas. De facto, e como já aqui foi dito, a pandemia acelerou a transformação digital de muitas empresas que, agora, reconhecem o valor do marketing digital não só na simplificação e agilização de processos, como também na criação de novas oportunidades de negócio.

Na verdade, muitas empresas conseguiram sobreviver à pandemia graças às soluções digitais que permitiram manter o contacto com os clientes, mesmo quando as medidas de segurança implicaram fechar as portas. As encomendas e as compras online foram fundamentais para a sobrevivência das empresas, que continuaram a vender os seus produtos, e para a sobrevivência dos clientes, que continuaram a ter acesso a tudo, mesmo sem sair de casa, criando novos hábitos e comportamentos de consumo.

Com os consumidores cada vez mais digitais, deixe-me fazer-lhe uma pergunta: qual é a estratégia digital da sua empresa? Como é que o seu negócio se vai destacar da concorrência quando os consumidores pesquisarem e compararem preços online? Como é que a sua empresa vai fazer chegar os seus produtos aos seus clientes caso tenha de voltar a fechar as portas?

Numa altura em que a pandemia não dá tréguas e as medidas de segurança voltam a ser mais apertadas, investir numa estratégia de marketing digital é investir no futuro do seu negócio. Ainda tem dúvidas? Apresento-lhe cinco motivos para apostar numa estratégia de marketing digital:

1. NEGÓCIO SEM FRONTEIRAS

A internet não tem barreiras geográficas e, por isso, seja qual for a localização da sua empresa, se o seu negócio está online passa a estar aberto para o mundo. O website da sua empresa pode ser visitado por qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo, ou seja, a sua marca pode chegar a mercados que estavam completamente fora do seu alcance e ser reconhecida à escala global. Já imaginou ter clientes além-fronteiras?

2. COMUNICAÇÃO COM PÚBLICOS ESPECÍFICOS

O marketing digital utiliza ferramentas que permitem segmentar o público-alvo tendo em conta diferentes fatores, como a localização geográfica, a idade, o género, a profissão, o estado civil, os interesses, entre outros, o que permite comunicar de forma personalizada com qualquer um dos segmentos. Nunca lhe aconteceu ver vários anúncios de hotéis ou outros alojamentos depois de pesquisar uma viagem? Isso não acontece por acaso! Está a ver esses anúncios porque demonstrou interesse nesse tipo de produtos. O marketing digital permite que a sua empresa comunique com quem tem realmente interesse nos produtos ou serviços.

3. MAIS RETORNO COM MENOS INVESTIMENTO

Como vimos no ponto anterior, o marketing digital permite-lhe direcionar a sua mensagem e isso permite-lhe poupar dinheiro. Porquê? Porque para fazer chegar a sua mensagem às pessoas certas não tem de “atirar para todos os lados”. Ao investir numa campanha direcionada para um público-alvo específico, alcança mais resultados e gasta menos dinheiro do que uma campanha para as massas.

4. RESULTADOS MENSURÁVEIS

Numa estratégia de marketing digital tudo pode ser contabilizado: as visitas ao website, os cliques num determinado link, o tempo que cada visitante demora numa determinada página, as visualizações de cada anúncio, quem preencheu o formulário no seu website e quem abriu os seus emails. Todos os resultados podem ser medidos em tempo real e pode otimizar as suas campanhas sempre que necessário, sem ter de esperar pelo fim da campanha.

5. FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
Atualmente, comprar um produto não chega. Os consumidores querem sentir que fazem parte de algo especial, querem sentir que são importantes para a sua empresa e que a sua marca valoriza a opinião deles. Os canais digitais são fundamentais para este sentimento de pertença já que permitem uma comunicação direta e em tempo real entre marcas e clientes, facilitando a criação de uma verdadeira comunidade. E não tenha dúvidas: se os seus consumidores se sentirem parte do seu negócio, vão ajudá-lo a crescer!


Se estes cinco motivos não são suficientes, deixe-me dizer-lhe que um estudo recente da Kaspersky revela que 30% dos portugueses passa no mínimo cinco horas por dia online. Cinco horas por dia, no mínimo! A internet veio para ficar e, mesmo que a pandemia acabe nos próximos meses (isto sou eu a ser bastante otimista), a internet não só não vai desaparecer como será cada vez mais utilizada pelos seus clientes... para tudo!

Ainda tem dúvidas e quer saber mais sobre marketing digital? Fale connosco, estamos aqui para ajudar a sua empresa a crescer.