Estar online é uma necessidade para toda e qualquer empresa, independentemente da sua dimensão e área de atividade. Esta é uma das (poucas) certezas que a pandemia nos trouxe, tendo, aliás, deixado bem claro que ter uma presença online era imprescindível para a sobrevivência dos negócios.

Será que faz sentido investir num site profissional?”, pergunta o leitor! A pergunta é pertinente, até porque o que não faltam são redes sociais, marketplaces e tantas outras apps gratuitas por essa internet fora, mas conhece alguma empresa de sucesso que não tenha um website próprio?

Continue a ler e perceba porque é importante ter um website eficaz e quais as vantagens que pode trazer ao seu negócio. Vamos a isso?


Porquê ter um website?

Dizer que a internet faz parte das nossas vidas não é propriamente uma novidade e o mais recente estudo da DATAREPORTAL, de fevereiro de 2022, é bastante esclarecedor:

  • Portugal tem 10.15 milhões de habitantes;
  • 8.63 milhões de portugueses utilizam a internet;
  • Em média, os portugueses passam 7h 56 min por dia na internet.

E o que fazem os portugueses tantas horas online?
Falar com familiares e amigos, acompanhar as notícias ou ouvir música, jogar e ver filmes serão, talvez, as razões mais óbvias para utilizar a internet, mas o estudo da DATAREPORTAL refere outras utilizações:

  • 82,4% dos portugueses procuram informações;
  • 64,4% dos portugueses pesquisam marcas;
  • 34,9% dos portugueses pesquisam empresas e negócios.

Estar online é estar no sítio certo e não há como dizer isto de forma mais clara: se a sua empresa não está online, está a perder oportunidades de negócio!

“Porquê ter um site se há várias redes sociais?” ou “Para quê gastar dinheiro se há várias plataformas gratuitas para criar um site em cinco minutos?” são dúvidas bastante comuns, mas a verdade é que ter um website eficaz é importante porque:

AJUDA O SEU NEGÓCIO A SER ENCONTRADO NO GOOGLE

Quando precisa de alguma coisa, pesquisa no Google, certo? Os seus clientes também! Aliás, 94,44% das pesquisas efetuadas pelos portugueses são feitas no Google, ou seja, a sua empresa pode vender os melhores produtos, disponibilizar serviços de qualidade e ter o melhor atendimento do mercado, mas se não aparece nos resultados do Google é como se não existisse! Ter um website com domínio próprio ajuda o Google a encontrar o seu negócio sempre que alguém fizer uma pesquisa pelo nome da sua empresa, mas é muito importante ter em conta a forma como o website é construído e otimizado a nível de SEO, sendo fundamental uma clara definição e estruturação das palavras-chave que definiu para o seu negócio.

AUMENTA A CREDIBILIDADE DO SEU NEGÓCIO

Imagine que precisa de fazer uma cópia das chaves de casa e, depois de uma rápida pesquisa, o Google apresenta-lhe duas empresas: uma com site próprio e outra com link para o Facebook. Qual das empresas lhe inspiraria mais confiança? As redes sociais são importantes para qualquer estratégia digital de sucesso, mas um website profissional, que reflita a identidade da sua marca e com conteúdo otimizado, dá credibilidade e autoridade à sua empresa.

AJUDA A SUA MARCA A ATRAIR NOVOS CLIENTES

Independentemente da dimensão ou do sector de atividade, todas as empresas precisam de clientes. Com um website bem estruturado e apelativo, o seu negócio pode ser encontrado por qualquer pessoa, a qualquer hora e em qualquer parte do mundo! E até pode não vender os seus produtos online, mas o seu website é sempre uma “porta aberta” para receber clientes.

FACILITA A RELAÇÃO COM OS SEUS CLIENTES

Os consumidores estão cada mais exigentes e, atualmente, é perfeitamente normal pesquisarem e compararem preços ou quererem saber a opinião de pessoas reais sobre os seus produtos e/ou serviços. O seu website pode ter testemunhos, formulários de contacto para ações específicas (pedidos de orçamento, reservas, marcações), vídeos para explicar como utilizar determinado produto, FAQs ou um chat em tempo real, etc.

PROMOVE O CRESCIMENTO DAS VENDAS

Como já vimos, ter um site próprio ajuda o seu negócio a ser encontrado nos resultados do Google, ou seja, o seu site terá mais visitas de pessoas interessados em comprar os seus produtos. E com uma loja online, o seu negócio nunca fecha: pode vender os seus produtos aos feriados ou de madrugada – não há horário comercial!



Qual é o website mais adequado para o seu negócio?

Agora que os principais motivos para ter um website eficaz estão esclarecidos, importa perceber qual é o website mais indicado para o seu negócio e, para isso, basta responder a uma pergunta bastante simples: o que pretende conseguir com o seu website? Antes de responder, o melhor é conhecer os principais tipos de websites:

WEBSITE INSTITUCIONAL

É o website mais utilizado pelas empresas para apresentar o negócio de forma clara, simples e profissional, disponibilizando todas as informações sobre a marca, desde a sua história e valores, até às características e preços dos produtos/serviços comercializados.

WEBSITE DINÂMICO

Comparado com o website institucional, este tipo de website permite fazer alterações constantes de forma fácil e rápida e, por isso, é ideal para manter os conteúdos sempre atualizados. Para além dos conteúdos institucionais, um website dinâmico pode ter um blog e estar integrado com as redes sociais da empresa.

E-COMMERCE

Também conhecido por loja online, um website e-commerce permite a venda de produtos e serviços, a qualquer hora e para qualquer lugar, através da internet. Este tipo de site requer uma manutenção atenta e constante de forma a que os produtos, preços e promoções estejam sempre atualizados.

WEBSITE ONE PAGE

Como o nome sugere, este website tem apenas uma página com diferentes secções de informação, sendo, por isso, bastante intuitivo e rápido a carregar. No entanto, e como tem apenas uma página, os conteúdos têm de ser reduzidos para não obrigar os utilizadores a um scroll down demasiado exaustivo.  

LANDING PAGE

Este tipo de website é o mais utilizado para captar a atenção dos utilizadores para determinado produto/serviço ou campanha e o seu principal objetivo é levar os visitantes a realizarem uma ação específica – preencher um formulário, descarregar um e-book, subscrever uma newsletter, pedir mais informações, etc.


Agora que conhece os principais tipos de website, e tendo em conta os seus objetivos, já é mais fácil escolher o melhor site para a sua empresa. Não se esqueça que, independentemente da sua escolha, o seu website deve:

  • Estar otimizado para todos os dispositivos - computador, telemóvel e tablet;
  • Refletir a identidade da sua marca;
  • Estar alinhado com os objetivos do seu negócio;
  • Apresentar conteúdo relevante e atualizado;
  • Ter todas as otimizações SEO
  • Proporcionar uma boa experiência aos utilizadores – navegação fácil e intuitiva

Ficou a pensar que criar um website eficaz dá muito trabalho? Fale connosco e conheça o nosso serviço especializado de criação de websites. A nossa equipa de web designers cria qualquer tipo de website, sempre à medida das necessidades reais do seu negócio!