Marque este dia na agenda: 26 de novembro de 2021. A última sexta-feira do mês de novembro é sinónimo de Black Friday, uma das datas mais aguardadas do ano, quer pelas empresas – para impulsionar as vendas – quer pelos consumidores – que querem aproveitar os melhores descontos em todo o tipo de produtos!

De acordo com a SIBS, a empresa que gere o Multibanco e os terminais de pagamentos em lojas, na Black Friday de 2020 foram realizadas 4,8 milhões de compras em loja e 815 mil compras em e-commerce, com valores médios de 43€ e 50€ respetivamente. E o que compraram os portugueses? Um pouco de tudo, mas, e ainda segundo a SIBS, ‘Jogos, Brinquedos e Puericultura’, ‘Perfumaria e Cosmética’ e ‘Moda e Acessórios’ foram os sectores mais procurados.

A nível mundial, a Black Friday de 2020 foi a mais digital de sempre, uma conclusão que não surpreende tendo em conta a pandemia. De acordo com a Salesforce, na última Black Friday foram gastos 51,3 mil milhões de euros em compras online, um aumento de 30% face a 2019, com os consumidores a gastarem uma média de 87€.

Já pensou na sua estratégia para a Black Friday de 2021? Bem sei que outubro está ainda a começar, mas, acredite em mim, está na altura de preparar o seu negócio para a sexta-feira mais importante do ano. Quer saber o que pode fazer para impulsionar as suas vendas? Continue a ler e veja as 10 dicas para ter sucesso nesta Black Friday.


10 dicas para vender mais na Black Friday

Há datas que estão, invariavelmente, associadas a vendas. Há umas semanas atrás, falei-lhe do regresso às aulas, lembra-se? O conceito de sazonalidade associado a essa altura do ano está, também, associado à Black Friday e, por esta altura, são já várias as empresas a anunciar campanhas especiais para essa data.

A Black Friday é, de facto, uma excelente oportunidade para criar novas oportunidades de negócio, mas não se esqueça que, tal como a sua empresa, também os seus concorrentes querem aumentar as vendas. Então, o que pode fazer impulsionar as vendas do seu negócio e ultrapassar a concorrência? Veja as dicas:

PLANEIE AS SUAS AÇÕES
Ao contrário dos seus clientes, que vão certamente esperar até ao último minuto para terem os melhores descontos, o seu negócio não pode deixar tudo para a última hora e, por isso, a palavra de ordem é planeamento. Pense nos objetivos que quer atingir, defina quais os produtos que vão ter descontos e trace um plano com todas as ações a implementar.
! Que produtos terão desconto? Onde serão promovidos? Quando começa a campanha? Estas três questões devem ter respostas claras antes de qualquer ação.

DESPERTE A CURIOSIDADE
Os seus clientes precisam de saber que o seu negócio terá descontos imperdíveis, mas não precisam de saber logo tudo! Desperte o interesse dos seus clientes e leve-os a querer saber mais sobre a sua campanha especial Black Friday.
! Um email, um banner no seu website e alguns posts nas suas redes sociais são ações simples, mas bastante eficazes para despertar a atenção dos seus clientes.

CRIE UMA LANDING PAGE
Os seus clientes querem saber duas coisas específicas: quanto é o desconto e quais os produtos onde será aplicado. Crie uma página específica para a Black Friday, para que a sua mensagem passe de forma clara e inequívoca para os seus clientes.
! A utilização de palavras-chaves nos seus conteúdos e a otimização das imagens são muito importantes para ter relevância nos motores de busca. Use e abuse do SEO.

ESTEJA ATENTO AO MOBILE
66% dos portugueses acedem à internet através do smartphone e, por isso, é fundamental que o seu website seja mobile friendly.
! Faça testes com a sua equipa para garantir que tudo funciona corretamente. Os seus clientes não vão ter paciência para, por exemplo, esperar que as imagens carreguem.

PROMOVA A SUA CAMPANHA
Na fase do planeamento já definiu onde vai promover a sua campanha, certo? Com tudo operacional, é a altura certa para divulgar os descontos imperdíveis do seu negócio! Online, offline ou ambas, tudo depende da sua estratégia, mas o importante é que divulgue a sua campanha no máximo de plataformas possíveis.
! Não se esqueça dos seus atuais clientes. Faça-os sentirem-se especiais e comunique-lhes as novidades em primeira mão.

UTILIZE AS REDES SOCIAIS
Aposte nas publicações orgânicas – sempre com mensagens claras e objetivas – para comunicar com os seus seguidores e faça-os querer saber mais sobre a sua campanha. Se conseguir, invista em campanhas de Facebook Ads e Instagram Ads e chegue a um maior número de pessoas.
! As redes sociais primam pela interação e, por isso, é fundamental que responda a todas as mensagens e comentários.

RECUPERE OS CARRINHOS ABANDONADOS
Adicionar produtos ao carrinho e não finalizar a compra é uma situação frequente e irá acontecer na Black Friday. Mas agora que sabe que determinado cliente está realmente interessado num determinado produto, não vai usar isso em prol do seu negócio? Envie emails personalizados - use e abuse do sentido de urgência - e recupere os carrinhos abandonados.
! A oferta de um voucher de desconto numa compra futura pode ser a “desculpa” perfeita para um cliente voltar ao seu website e finalizar a compra.

DIVERSIFIQUE OS MEIOS DE PAGAMENTO
Transferência bancária, cartão multibanco, cartão presente, MB Way, dinheiro... Ter várias opões de pagamento tem um impacto direto na satisfação dos seus clientes.
! De acordo com a SIBS, na Black Friday do ano passado os pagamentos por MB Way aumentaram 5,7 vezes nas compras físicas e 3 vezes nas compras online.

“ESTIQUE” A SUA CAMPANHA
Logo a seguir à Black Friday, temos a Cyber Monday, uma data que tem vindo a ganhar cada vez mais relevância a nível mundial. A Cyber Monday é no dia 29 de novembro, ou seja, na segunda-feira a seguir à Black Friday e são várias as marcas que apostam num “Black Weekend” (Fim de semana negro) ou numa “Black Week” (Semana Negra).
! No ano passado, a Worten prologou a Black Friday durante todo o mês de novembro. Tudo depende da estratégia definida.

NÃO SE ESQUEÇA DO PÓS-VENDA
Lembre-se que a satisfação do cliente não acaba no momento da compra. A experiência do utilizador pode ter sido ótima, mas se a qualidade do serviço pós-venda não estiver à altura, o cliente não quererá voltar à sua loja. Esclareça dúvidas, responda a reclamações, esteja atento aos prazos de troca e cumpra a política de devolução.
! Mostre aos seus clientes que a opinião deles é importante. Envie-lhes um email e pergunte como foi a compra e como está a ser a experiência de utilização dos produtos comprados.


Estas dicas são importantes, mas tenha sempre em mente um aspeto básico: a transparência! Os consumidores atuais estão mais atentos ao que compram e a quem compram e, para além de compararem preços, comparam experiências. Ainda assim, e independentemente da dimensão e da área de atividade, todas as empresas querem vender mais e ter clientes satisfeitos, especialmente depois de tantos meses de atividade condicionada, e a Black Friday é, sem dúvida, uma grande oportunidade para alavancar as vendas e criar novas oportunidades de negócio.

Na verdade, até ao fim do ano, tem mais duas datas importantes: a Cyber Monday que, como já vimos, é a segunda-feira logo a seguir à Black Friday (dia 29 de novembro) e o Natal. Preparar estas datas é fundamental para o sucesso do seu negócio e é tempo de colocar as mãos na massa! Se precisar de ajuda, já sabe, fale connosco.