A proximidade com os seus clientes é fundamental para que a sua empresa se destaque da concorrência e, por isso, pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio. Mas como é que a sua empresa mantém uma relação próxima com os seus clientes em pleno estado de emergência? A resposta está no digital, pois claro!

Numa altura em que tudo acontece online, tenho a certeza que já se deparou com a sigla CRM por essa internet fora. Sabe o que significa? Continue a ler e descubra o que é o CRM e como pode levar a sua relação com os seus clientes para outro patamar.


O que é o CRM?
Customer Relationship Management ou CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente em português) diz respeito ao conjunto de práticas, estratégias e tecnologias que coloca o cliente no centro de tudo, desde a primeira interação com a sua empresa. Na verdade, todas as interações são guardadas e analisadas para que consiga conhecer os seus clientes e antecipar os seus comportamentos e necessidades.

Deixe-me simplificar: imagine que a relação com os seus clientes é uma relação entre duas pessoas. Precisa de conhecer a outra pessoa e de alimentar a relação para que esta funcione, caso contrário, não se livra de um “precisamos de falar”! Na relação com os seus clientes, o princípio é o mesmo. Calma, não tem de oferecer flores aos seus clientes ou de os levar a jantar, mas precisa de os conhecer e de alimentar a relação.

Em negócios mais pequenos, esta relação com o cliente estabelece-se de forma bastante natural. Na minha rua, a dona da padaria conhece todos os clientes – convém esclarecer que não são assim muitos - e, no meu caso, trata-me pelo nome e tem sempre o saquinho com o pão pronto a levar, mesmo antes de eu fazer o pedido.

Claro que quanto maior for a empresa, mais difícil se torna atingir este nível de proximidade, mas é aqui que o CRM faz toda a diferença já que armazena todos os dados dos clientes e todas as suas interações com a empresa, permitindo conhecer preferências, comportamentos e hábitos de compra. Com base nesta informação, a empresa pode comunicar de forma totalmente personalizada e, assim, criar uma relação forte e duradoura com os seus clientes.


Como pode ajudar o seu negócio?
As tendências para 2021 são claras: o foco na experiência do cliente e a comunicação personalizada são inevitáveis, tendo em conta as alterações nos comportamentos dos consumidores que estão cada vez mais digitais. Esta é uma certeza dentro do mundo de incertezas em que vivemos e, mesmo que a pandemia termine (estamos todos à espera!), a transformação digital não vai parar!

Atualmente, os consumidores não querem apenas produtos de qualidade, querem mais! Querem sentir que fazem parte de uma experiência única, querem sentir-se especiais, querem sentir que são mais do que clientes. Voltando ao paralelismo de uma relação a dois, “o problema não és tu, sou eu”, ou seja, a sua empresa não fez nada de errado, os seus clientes é que querem mais!

O mundo mudou, a forma como as empresas se relacionam com os seus clientes também e o CRM tem um papel fundamental na construção e gestão dessa relação, acompanhando todos os seus momentos. Na verdade, o CRM pode também agilizar os processos da sua empresa, já que permite:

INFORMAÇÃO ORGANIZADA
Toda a informação - dados dos seus clientes e interações com a sua empresa – centralizada e disponível para consulta em tempo real e sem complicações.

COMUNICAÇÃO PERSONALIZADA
Com base na informação recolhida, a sua empresa consegue saber quem são os seus clientes e como preferem ser contactados, ou seja, o seu negócio consegue personalizar a comunicação quer na sua forma quer no seu conteúdo, o que leva os clientes a confiar na sua empresa.

VENDAS MAIS EFICIENTES
Conhecer os seus clientes é fundamental para antecipar as suas necessidades e, consequentemente, prestar um serviço de maior qualidade. Por exemplo, ao aceder ao histórico de um determinado cliente vê que ele compra o mesmo produto mensalmente. Porque não enviar um link direto para a compra no próximo mês? Demonstra preocupação com o seu cliente e fecha a venda de forma mais rápida.

FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
A sua empresa conhece os seus clientes, cria com eles uma relação de proximidade e está atenta às suas necessidades. Tudo isto leva à satisfação dos clientes que se transformam em embaixadores da sua marca, aconselhando o seu negócio a familiares, amigos e a toda a gente nas redes sociais e outras plataformas digitais.

RESULTADOS MENSURÁVEIS
O CRM reúne os dados essenciais para que consiga medir o sucesso das suas ações. Dados sobre vendas, sobre o retorno do investimento ou sobre o serviço pós-venda são apenas algumas métricas que pode acompanhar em tempo real.


A relação com os seus clientes tem tudo para dar certo, só depende de si! Mas agora que sabe o é o CRM e o que pode fazer pelo seu negócio, pense na relação com os seus clientes e responda a uma simples pergunta: está tudo bem ou “precisam de falar”? Se precisar de ajuda para se aproximar dos seus clientes, fale connosco. Podemos ajuda-lo a analisar e otimizar a sua estratégia.