No mundo digital, há algumas situações irritantes e esperar que um website abra é, sem dúvida, uma delas. Já esperou muito tempo pelo carregamento de uma página? Os seus clientes também não! Mesmo que tenham muito interesse em ver o seu website, a verdade é que se a sua página demorar a carregar, os seus clientes vão perder a paciência, fechar o seu website e ver a página da concorrência.

Tempo é dinheiro e a velocidade de carregamento do seu website faz toda a diferença, quer para si – que não perde clientes para a concorrência - quer para os seus clientes – que não perdem tempo no acesso à informação. E convém não esquecer que a velocidade de carregamento da sua página tem impacto direto no posicionamento do seu website nos resultados do Google!

Como está a velocidade do seu website? Se não sabe como responder a esta pergunta, continue a ler e veja como pode analisar o tempo de carregamento do seu website no computador e nos dispositivos móveis com o PageSpeed Insights, uma ferramenta gratuita disponibilizada pela Google.


O que é o Google Page Speed Insights
O ditado popular “devagar se vai ao longe” não se aplica, de todo, no mundo digital. Segundo o Google, o tempo de carregamento ideal deve ser até 3 segundos. Sim, leu bem, 3 segundos! Acima disso, a probabilidade de um utilizador sair do seu website aumenta em 32%, aumentando assim a taxa de rejeição do seu website.

O PageSpeed Insights é uma ferramenta gratuita do Google que lhe permite avaliar o desempenho real do seu website, no computador e nos dispositivos móveis, de acordo com diferentes indicadores e as melhores práticas web. O Google PageSpeed Insights dá uma pontuação geral ao seu website e apresenta sugestões de melhoria para que possa otimizar o desempenho da sua página.


Como funciona o Google Page Speed Insights?
Para além de gratuito, o Google PageSpeed Insights é muito fácil de usar. Na prática, tudo o que precisa é de abrir a página da ferramenta, introduzir o URL do seu website e clicar em “ANALISAR”.

Google PageSpeed Insights - Página


Depois, é só esperar que a ferramenta analise os diferentes parâmetros – verá a evolução dessa análise na página – e esperar que os resultados surjam no ecrã.

Google PageSpeed Insights - Report


Os resultados são apresentados para as duas versões do seu website: computadores e telemóveis. Vê pontuações diferentes? É normal, não se preocupe! Por norma, os resultados em mobile são inferiores e a explicação para isto é bastante simples: para além de terem processadores mais lentos do que os computadores, os dispositivos móveis precisam de redimensionar imagens e elementos do website para caberem na janela de visualização.

Para além da pontuação geral, o Google apresenta várias recomendações para melhorar o desempenho do seu website, quer na versão para computadores quer na versão para telemóveis.

Tenha em conta que os dados são apresentados com diferentes cores, sendo que:
  • verde – indica os parâmetros que estão a funcionar corretamente;
  • amarelo – indica pontos de melhoria que não têm obrigatoriamente de ser resolvidos;
  • vermelho – indica os problemas do seu website e que deve resolver o quanto antes.

4 dicas para otimizar o seu website

Se já analisou o desempenho do seu website e está neste preciso momento a pensar no que poderá fazer para atingir a pontuação máxima no Google PageSpeed Insights, tenho um pedido para lhe fazer: tenha calma!

Sim, o tempo de carregamento da sua página tem impacto no SEO e nas taxas de conversão do seu website! Sim, o Google privilegia websites rápidos e penaliza websites lentos no seu ranking. E sim, os seus clientes têm pouca paciência para esperar muito tempo para ver o seu website. Mas nada disto significa que tem de viver obcecado com a nota máxima do Google PageSpeed Insights.

Nos últimos anos, a Google tem vindo a preocupar-se cada vez mais com a experiência do utilizador e, no ano passado, adicionou novos indicadores para avaliar precisamente essa experiência a que chamou de Core Web Vitals e que assentam em três aspetos: a velocidade, o tempo de resposta e a estabilidade visual do website.

Quer isto dizer que mais importante do que ter a pontuação máxima no Google PageSpeed Insights é garantir que os seus clientes têm uma boa experiência no seu website, quer acedam através do computador ou no telemóvel.

No entanto, e porque acredito que queira ter o melhor desempenho possível, deixo-lhe quatro dicas para otimizar o seu website e melhorar a sua nota no Google PageSpeed Insights:

OTIMIZE AS IMAGENS

Ter um website sem imagens não faz sentido já que os seus clientes querem obviamente, ver os seus produtos e conhecer o seu espaço. No entanto, as imagens são um dos elementos que mais pesam no carregamento de uma página e a sua compressão é uma das recomendações mais recorrentes do Google PageSpeed Insights. Mostre tudo aos seus clientes, mas faça-o através de imagens otimizadas e sem comprometer a sua qualidade.

UTILIZE A CACHE DO NAVEGADOR

Sempre que um cliente abre o seu website, carrega todos os seus elementos – imagens, vídeos, códigos, scripts, textos, tipos de letra, etc – no navegador, que pode gravar todos estes elementos na sua memória cache. Assim, da próxima vez que o seu cliente abrir o seu website, o navegador “lembra-se” que os recursos estão guardados e não volta a carregar tudo, diminuindo o tempo de carregamento da sua página.

OTIMIZE O CÓDIGO HTML

Tal como as imagens, também o código HTML do seu website pode ser otimizado para que os servidores o possam ler e mostrar rapidamente nos diferentes navegadores.  Excluir espaços em branco desnecessárias, código duplicado e tags sem sentido vai tornar o seu HTML mais “leve”, sem afetar a forma como o servidor processa e apresenta a informação.

UTILIZE O ACCELERATED MOBILE PAGES

O Accelerated Mobile Pages (AMP) é, também, uma ferramenta do Google que adapta páginas da web para serem carregadas de forma mais rápida em dispositivos móveis. Na prática, o AMP retira recursos que funcionam bem na versão desktop, oferecendo uma experiência mobile mais básica, mas muito mais rápida.


O Google PageSpeed Insights é, sem dúvida, uma ferramenta bastante útil para o seu negócio, não só porque avalia o desempenho real do seu website, mas também porque lhe diz o que pode melhorar. Analise o seu website, veja as recomendações que fazem sentido implementar de acordo com os seus objetivos e lembre-se: mais importante do que a pontuação do Google PageSpeed Insights é a experiência que os seus clientes têm no seu website!

Se precisar de ajuda para criar um website de acordo com todas recomendações e boas práticas web, fale connosco e conheça o nosso serviço de criação websites.