O Natal está a chegar! Não tarda, temos o “Sozinho em Casa” e o “Assalto ao Aeroporto” na televisão, a Mariah Carey e o George Michael a passar (quase) em loop na rádio e as ruas iluminadas e decoradas com pais natais e árvores gigantes.

Sim, eu sei que novembro ainda agora começou, mas ainda não pensou no Natal? É melhor não perder mais tempo e definir a estratégia do seu negócio para a época natalícia ou arrisca-se a ser ultrapassado pela concorrência.

Não importa se vende roupa ou brinquedos, se tem um restaurante ou uma agência de viagens, o Natal é a melhor altura do ano para conquistar novos clientes e vender mais e tudo começa com a definição da estratégia certa para o seu negócio.


Natal 2020: o Natal mais digital de sempre!

Em 2020, os portugueses preferiram o online para fazer as compras de Natal. De acordo com a Eco, em dezembro do ano passado, as compras online aumentaram 40% e as compras físicas tiveram uma quebra de 11%, em comparação com dezembro de 2019.

Com a pandemia, e todos os confinamentos e restrições impostas nas diferentes fases de desconfinamento, os portugueses alteraram hábitos e comportamentos de compra e as compras online transformaram-se numa realidade para grande parte dos consumidores.  Curiosamente, o dia 23 de dezembro regista o maior número de compras físicas no ano passado. Quem nunca deixou compras para a última hora, certo? 

E o que compraram os portugueses em dezembro de 2020?
As categorias com mais expressão, quando comparadas com o resto do ano, são “Jogos, Brinquedos e Puericultura” (x2,5), “Perfumaria e Cosmética” (x2,1) e “Decoração e Artigos para o Lar” (x2,0). Relativamente aos métodos de pagamento, o MB Way foi utilizado em mais de 7 milhões de compras, num total de mais de 15 milhões de operações em lojas físicas e lojas online.

MB Way - Crescimento em 2020


Natal 2021: intenções de compra dos portugueses

Em 2021, os portugueses estimam gastar, em média, 212€ em presentes de Natal. Esta é a principal conclusão de um estudo realizado pela Escola Superior de Tecnologia de Oliveira do Hospital (ESTOGH), que, entre 1 e 18 de outubro de 2021, recolheu a opinião de 425 residentes em Portugal com idades compreendidas entre os 18 e os 72 anos.

De acordo com os resultados divulgados, 50% dos inquiridos irá inspirar-se em lojas físicas para decidir o que comprar e 28% irá procurar ideias em websites de empresas que têm uma ou mais lojas físicas.


Natal 2021: 5 presentes mais referidos


Ainda de acordo com este estudo, 40% dos inquiridos pretende realizar as compras de Natal nas duas primeiras semanas de dezembro e 85% tenciona fazê-lo em lojas físicas para poder ver o produto antes de comprar.

No que diz respeito à chamada “Geração Z”, um outro estudo, divulgado pela Consumer Trends, revela que 69% da população nascida entre 1997 e 2012 está interessada em comprar diretamente nas redes sociais. Importa ressalvar que esta geração não conhece o mundo sem ligação wi-fi e, por isso, é especialista em tecnologia e bastante ativa em plataformas sociais.


8 dicas para vender mais no Natal
Conhece alguém que não faça compras de Natal? Gaste-se muito ou pouco, sejam prendas simbólicas ou presentes na verdadeira acepção da palavra, a verdade é que toda a gente compra alguma coisa nesta altura do ano e, por isso, o Natal é a melhor altura do ano para vender e atrair novos clientes.

Se ainda não definiu a melhor estratégia para aproveitar a época natalícia, continue a ler e veja as principais dicas para otimizar as vendas do seu negócio:

APOSTE NA DECORAÇÃO DE NATAL
O Natal vive de emoções e a decoração certa – árvore de Natal, Pai Natal, duendes, elfos, etc... - ajuda os seus clientes a entrar no espírito natalício e estimula a compra de presentes.
> Combine a decoração da sua loja física com a loja online para que os seus clientes tenham a mesma experiência online e offline.


ORGANIZE OS SEUS PRODUTOS
Entrar numa loja e ver um amontoado de artigos pode levar a que os seus clientes desistam da compra. Organize os seus produtos de forma a responder às necessidades dos seus clientes. Por exemplo, se tem uma loja de roupa, coloque artigos que combinem, um ao lado do outro.
> A sua loja online também deve estar organizada. Na página com o detalhe do produto, por exemplo uma camisola, coloque a secção “Também pode ter interesse” e apresente artigos que combinem com a camisola em questão.


OTIMIZE O SEU WEBSITE
Os seus clientes até podem preferir a compra física, mas vão querer saber se tem determinado artigo ou promoções de Natal. Mantenha o seu website atualizado e otimizado para mobile – lembre-se que o telemóvel é o rei do consumo digital!
> Crie uma landing page dedicada às suas ofertas de Natal e promova-a nas suas redes sociais para aumentar as visitas.


FAÇA PROMOÇÕES
Conhece alguém que não goste de promoções ou descontos exclusivos? Analise o seu stock, veja quais os produtos que podem ter descontos e, se possível, disponibilize kits já com embalagens de Natal – apele ao sentimento de facilidade de compra.
> As promoções progressivas - “Pague 1, leve 2” – são eficazes online e offline, mas pode ter promoções apenas na loja online – a oferta de portes também é uma oferta – ou apenas na loja física – pode oferecer vouchers de desconto numa próxima compra.


DISPONIBILIZE DIFERENTES FORMAS DE PAGAMENTO
Não há nada mais frustrante do que chegar à caixa e não conseguir pagar o que queremos comprar. Lembre-se que há pessoas que optam não andar com dinheiro físico e preferem pagar com cartão ou por MB Way.
> Disponibilizar diferentes opções de pagamento tem impacto direto na satisfação dos seus clientes, quer em compras online quer em compras offline.


DIVULGUE A SUA OFERTA DE NATAL NAS REDES SOCIAIS
As redes sociais são as melhores aliadas do seu negócio para divulgar as suas ofertas e para interagir com os seus clientes, de forma rápida e eficaz. Mostre os seus produtos, dê sugestões de presentes, explique as condições de pagamento, crie passatempos de natal e promova a sua marca, sempre com publicações divertidas e natalícias.
> Se o seu orçamento assim o permitir, invista em anúncios pagos no Facebook e no Instagram e divulgue a sua oferta de Natal a um maior número de pessoas.


FAÇA OS SEUS CLIENTES HABITUAIS SENTIREM-SE ESPECIAIS
Os presentes de Natal assentam na premissa de que a pessoa a quem damos um presente é especial para nós, certo? Mostre aos seus clientes habituais que são especiais para o seu negócio.
> Envie emails personalizados e ofereça aos seus clientes um desconto especial. Lembre-se que, ao longo do ano, são eles a divulgar a sua marca nas redes sociais sem qualquer encargo para o seu negócio.


GARANTA UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE
A forma como um cliente é atendido tem impacto direto no seu nível de satisfação e, obviamente, clientes satisfeitos tendem a voltar a comprar os seus produtos. Preste um bom atendimento – na sua loja física e na sua loja online – e não se esqueça do serviço pós-venda!
> Se o seu orçamento assim o permitir, reforce a sua equipa nesta época natalícia, de forma a garantir que todos os clientes ficam satisfeitos com o atendimento. Se não for possível, mantenha os seus colaboradores motivados e focados nos objetivos para esta altura do ano.



A melhor estratégia para aproveitar a época natalícia depende sempre dos seus objetivos e das características do seu negócio e do seu público-alvo.
Claro que vender mais é sempre um objetivo importante para a sua empresa, mas que produtos quer vender? Tem esses produtos em armazém ou terá de reforçar o stock? A sua loja física tem capacidade para receber o triplo dos clientes? A sua loja online aguenta um aumento do tráfego?

Há toda uma série de perguntas que deve ter em mente na definição da sua estratégia e planear é, sem dúvida, a palavra-chave para o sucesso da sua campanha de Natal. Precisa de ajuda? Fale connosco! Os nossos especialistas podem ajudá-lo a definir e a implementar a sua estratégia para vender mais no Natal.