Já aqui falei nas alterações de comportamento e hábitos de compra dos consumidores provocadas pela pandemia e, não há como negar, os portugueses estão mais digitais e mais locais. Quer isto dizer que, em 2021, o seu negócio local tem tudo para ter sucesso, mesmo com estados de emergência e confinamentos. Como? A resposta é simples: o seu negócio local tem de chegar às pessoas certas, aquelas que podem, efetivamente, fazer a diferença e é aqui que o Marketing Local entra em ação.

Nunca ouviu falar de Marketing Local? Não se preocupe, neste artigo explico-lhe o que é e como pode ajudar o seu negócio local a ser um sucesso.  Vamos a isso?


O QUE É MARKETING LOCAL?

Sabemos que não há duas pessoas iguais e que a mesma mensagem é recebida de diferentes formas por diferentes pessoas e, por isso, a segmentação do público-alvo é fundamental para qualquer estratégia de marketing e tem em conta vários parâmetros.

No Marketing Local, a segmentação do público-alvo é feita em função da sua localização geográfica, ou seja, o Marketing Local foca-se em atrair as pessoas que vivem ou trabalham na mesma área geográfica que o seu negócio. Porquê? Porque a probabilidade destas pessoas entrarem no seu estabelecimento e se transformarem em clientes fiéis é muito maior.

A proximidade é a grande vantagem dos negócios locais - os consumidores encontram o que precisam “aqui e agora”! Antes da pandemia, quando o teletrabalho não era uma realidade, tinha toda uma rotina diária: saía do trabalho, dava uma voltinha pelas lojas e bebia café sempre no mesmo sítio, antes de voltar para o escritório. Será que não podia beber café noutro sítio? Claro que sim, tinha várias opções até, mas, para além da dimensão geográfica, a proximidade tem também uma dimensão afetiva. Ia sempre ao mesmo café porque já conhecia o espaço, porque gostava das pessoas e da forma como me atendiam e porque confiava nas dicas que me davam sempre que tinham produtos novos. E não era a única, afinal todos os dias via as mesmas pessoas – os clientes regulares, aqueles que podem fazer a diferença num negócio!


MARKETING LOCAL AO SERVIÇO DO SEU NEGÓCIO
Entre o número de pessoas que passa à sua porta do seu negócio e o número de pessoas que efetivamente entra no seu estabelecimento há uma grande diferença e isto porque para as pessoas, mais importante do que saber onde fica o seu negócio, é saber se ele tem o que precisam mesmo sem entrar, evitando, assim, perder tempo!

Imagine que é convidado para um evento, um casamento por exemplo. No convite que lhe é entregue, já tem toda a informação que precisa: hora e local da cerimónia, local do copo de água e até os contactos dos noivos para confirmar a sua presença. No seu estabelecimento tem de aplicar o mesmo conceito: convidar o seu cliente a entrar no seu estabelecimento, partilhando com ele informações importantes sobre o seu negócio! Calma, não tem de estar plantado à porta e falar com todas as pessoas que passam. Há formas bem mais simples e eficazes de passar a sua mensagem e que podem fazer parte da sua estratégia de marketing local, nomeadamente:

GOOGLE MY BUSINESS

Certamente já lhe aconteceu: pesquisa por uma empresa no Google e ao lado dos resultados, no lado direito, aparecem-lhe várias informações dessa mesma empresa como morada, contacto telefónico, horário, fotografias e até avaliações de clientes. Esse conjunto de informações é o Google My Business, uma solução gratuita criada especificamente para negócios locais e que lhe permite interagir facilmente com os clientes nas Pesquisas Google e no Maps. Haverá melhor forma de dizer às pessoas que o seu negócio tem o que procuram “aqui e agora”?

MARKETPLACE E DIRETÓRIOS ONLINE

Para além do Google, há vários websites onde pode registar o seu negócio e, dessa forma, aumentar a probabilidade de ser encontrado sempre que alguém – um potencial cliente – procura por determinado produto ou serviço. Se não conhece nenhum website do género, visite o Marketplace da Páginas Amarelas e experimente os nossos filtros de pesquisa - localização geográfica e a área de atividade! E aproveite e registe o seu negócio, é grátis!

REDES SOCIAIS
As redes sociais são a melhor montra que o seu negócio pode ter: pode divulgar produtos e serviços, pode partilhar informações relevantes, pode promover campanhas e descontos especiais e, principalmente, pode interagir com os seus clientes e potenciais clientes e recolher testemunhos reais sobre a qualidade do seu negócio. E, caso queira, pode investir em anúncios segmentados de acordo com as características do seu público-alvo, garantindo o retorno do seu investimento.

GEOMARKETING

E se pudesse enviar uma mensagem a quem está próximo do seu estabelecimento, convidando-o a entrar e a aproveitar um desconto exclusivo? Pode fazê-lo através do geomarketing, uma técnica que utiliza os dados da localização do seu público-alvo para interagir com eles no momento certo. Mais pessoal do que isto, só mesmo se for falar com as pessoas na rua, não é?

PUBLICIDADE ONLINE E OFFLINE
As redes sociais, como já vimos, podem incluir anúncios, ou seja, publicidade online. Google, Facebook e Instagram são as plataformas mais utilizadas e todas permitem direcionar os anúncios para as pessoas que realmente queremos que vejam os anúncios da sua empresa. No entanto, pode sempre investir em publicidade nos jornais e rádios locais ou em outdoors e flyers distribuídos pela região. Há várias opções, é uma questão de analisar e escolher o melhor para o seu negócio.


A segmentação do público-alvo é fundamental para qualquer estratégia de marketing. No caso do Marketing Local, a localização geográfica está no centro de todos os esforços para atrair a audiência, mas isso não implica que seja o único parâmetro a ter em conta. Por exemplo, se tem uma loja de roupa exclusivamente para mulher, pode direcionar todas as suas ações de marketing tendo em conta a localização geográfica e o género. É tudo uma questão de estratégia!

Pense sempre no que faz sentido para o seu negócio e, se precisar de ajuda, conte connosco. Podemos ajudá-lo a definir a melhor estratégia para o seu negócio, fale connosco.