Independentemente da área de atividade ou da dimensão, todas as empresas precisam de clientes para ter sucesso! Já aqui falámos no que pode fazer para transformar visitantes em clientes, mas para que isso seja possível precisa de.. visitantes!

Atrair visitas para o seu negócio é fundamental para o sucesso da sua empresa. Porquê? A resposta é muito simples: sem visitantes não há geração de leads e sem leads não há vendas! E, escusado será dizer, sem vendas o seu negócio não sobrevive.

O seu website precisa de visitantes! Mas atrair as pessoas certas para o seu negócio não tem necessariamente de lhe sair do bolso. Os anúncios pagos têm muitas vantagens, é certo, mas atualmente é possível ter visitas sem gastar dinheiro – e isso chama-se tráfego orgânico.

Quer saber como pode aumentar o tráfego orgânico do seu website? Continue a ler e descubra as técnicas SEO que ajudam o seu negócio a atrair mais visitantes.


Tráfego orgânico e SEO: como estão relacionados?

De acordo com o Search Engine Journal, mais de 90% das experiências online começam com uma pesquisa, ou seja, antes de chegarem ao seu website, os seus clientes pesquisam determinados produtos e/ou serviços nos motores de busca – o mais utilizado o é o Google, mas há outros como o Bing, o Yahoo, etc. É fácil perceber que se o seu negócio aparecer na primeira página de resultados dos motores de busca, receberá mais visitas.

“E como é que coloco o meu negócio no topo dos resultados do Google?”. Bem, a maneira mais rápida é paga, ou seja, através de campanhas de Google Ads, mas é possível indexar o seu website na primeira página do Google através de... SEO!


SEO - O que é?


O SEO é a forma mais eficiente de gerar tráfego orgânico para o seu website. Vamos imaginar que tem uma loja de roupa. Todos os dias abre a porta da sua loja para que as pessoas entrem e vejam os seus produtos, certo? No mundo digital, o SEO abre a porta do seu website a todas as pessoas que queiram entrar no seu espaço online para ver ou comprar os seus artigos, aumentado o tráfego orgânico da sua página.

Tráfego Orgânico - O que é?


No tráfego orgânico, o seu negócio é encontrado porque o seu website está bem classificado no Google, ou seja, o motor de busca reconhece a relevância da sua página e dos seus conteúdos para responder a determinada necessidade e, sempre que alguém faz uma determinada pesquisa, o Google entende que o seu website tem a resposta e apresenta-o nos seus resultados.

Assim, e como já vimos num outro artigo, as palavras-chave que utiliza para definir a sua empresa e os seus produtos/serviços são peças fundamentais na sua estratégia SEO. Voltando ao exemplo anterior, se tem uma loja de roupa, uma das palavras-chave será “loja de roupa”, mas podem acrescentar outras como “loja de roupa feminina” ou “vestuário e acessórios” para garantir que chega às pessoas certas.


O que fazer para melhorar o seu tráfego orgânico?

Se está a pensar “ok, já tenho o meu website online por isso devia aparecer nos primeiros resultados do Google e até agora nada!”, deixe-me fazer-lhe uma pergunta: que otimizações SEO fez no seu website?

Como deve imaginar, não há ninguém na Google sentado confortavelmente a ler os conteúdos do seu website e a referenciá-lo sempre que alguém pesquisa por algo relacionado com o seu produto. Há, isso sim, um algoritmo que avalia a qualidade de vários parâmetros que influenciam a relevância do seu conteúdo, mas o seu website tem de cumprir regras on-page e off-page no que ao SEO diz respeito.

SEO ON-PAGE

Está relacionado com otimizações que pode – e deve – fazer dentro do seu website, nomeadamente à estrutura e à hierarquia das suas páginas e à forma como o conteúdo é criado:

1) Nome das páginas
Defina o nome da página consoante o conteúdo da mesma. Por exemplo, se tem uma página chamada “CONTACTOS”, espera-se que tenha um número de telefone ou um formulário de contacto.
DICA: Utilize palavras-chave no nome da página


2) Título das páginas
Cada página tem de ter um título próprio que deve estar identificado como H1.
DICA: Utilize títulos chamativos


3) Meta descrição
É aquele pequeno texto que os seus visitantes vão ver na página de resultados do Google e, por isso, deve ser um resumo com informação relevante.
DICA: Utilize palavras-chave e não ultrapasse os 160 caracteres


4) URL
Deve ser curto, ter a palavra-chave e ser o mais objetivo possível.
DICA: Evite a utilização de símbolos e números


5) Imagens
Há quatro fatores importantes na utilização de imagens nas páginas do seu website:
nome – Guarde a imagem com um nome identificativo.
DICA: Evite nomes como ‘imagem1.png’ ou ‘screenshot1-22.png’

título– dê um nome à imagem relacionado com a página/conteúdo
DICA: Evite títulos como ‘Imagem_Mulher.png’

texto alternativo – foi pensado para pessoas invisuais e, por isso, imagens sem texto alternativo não serão reconhecidas pela função de voz do Google
DICA: Opte por uma frase curta e objetiva

tamanho– o tamanho das imagens tem influencia direta na velocidade de carregamento das suas páginas.
DICA: Otimize as suas imagens para web (pode utilizar ferramentas de compressão grátis como o TinyPNG)


6) Headings
Tem a ver com a hierarquia da informação colocada em cada uma das páginas do seu website e é fundamental para que o algoritmo do Google perceba o que é mais importante.
DICA: Utilize apenas um H1 e sempre no título. Depois pode ter vários H2 e H3, consoante a importância dos subtítulos.


7) Palavras-chave
Use, mas não abuse já que o Google percebe quando está a tentar manipular o algoritmo e pode, inclusive, penalizar a sua página.
DICA: Utilize sinónimos da palavra-chave, mas que façam sentido.


8) Velocidade do site
Quanto mais rápido o seu website carregar, melhor. Se a sua página demorar mais do que três segundos a carregar, a probabilidade da pessoa fechar o site e desistir é enorme.
DICA: Faça uma análise ao desempenho do seu website


9) Estrutura do conteúdo
Ajude o algoritmo a perceber o que é importante para o leitor e estruture as suas páginas – e respetivos conteúdos – de forma a que tudo faça sentido.
DICA: Utilize subtítulos para separar a informação, destaque frases ou blocos de texto e utilize links.


SEO OFF-PAGE
Está relacionado com estratégias que ocorrem fora do seu website propriamente dito, mas que ajudam o Google a perceber de que forma o seu website se relaciona com outras páginas e como interage com os seus visitantes.

1) Link building
Links que cheguem de outros websites ou links entre as páginas do seu próprio website são importantes para reforçar a autoridade da sua página, o que ajuda o Google a classificar o seu website como relevante.
DICA: A melhor forma para conseguir links externos é garantir que o conteúdo do seu website é relevante para a sua audiência, que irá partilhar o seu conteúdo por essa internet fora.

2) Redes Sociais
A prova social tem cada vez mais importância no mundo digital e o algoritmo do Google valoriza todas as interações nas suas redes sociais que estejam diretamente ligadas ao seu website.
DICA: Estabeleça ligações entre as suas publicações nas redes sociais e o website do seu negócio e aumente o link building externo.



Como vê, há uma série de otimizações SEO nas quais pode trabalhar para melhorar o tráfego orgânico do seu website. Dá trabalho? Dá! Aliás, convém ressalvar que não é uma tarefa nada fácil e que requer tempo e conhecimentos de SEO.
Se quiser saber mais sobre SEO ou ajuda para rever a sua estratégia, fale connosco. Temos uma equipa especializa que pode ajudar o seu negócio.