Puro consumismo para muitos, celebração do amor para tantos outros, a verdade é que o Dia dos Namorados está quase a chegar e, amores à parte, esta é uma data que vale a pena assinalar no seu calendário de vendas. Afinal, simbólico ou grandioso, quem é que não gosta de receber um presente?

O Dia dos Namorados, à semelhança do Natal e da Black Friday, é uma data especial em que existe mais procura e o seu negócio pode – e deve! - aproveitar para aumentar as vendas, quer na sua loja física quer na sua loja online.

O que pode, então, fazer para vender mais no Dia de São Valentim? Continue a ler e descubra as dicas para potenciar os resultados do seu negócio ao máximo nesta altura em que o amor anda no ar. Vamos a isso?


Os portugueses gostam de celebrar o amor!

Um estudo realizado em janeiro de 2021, pela Picodi, analisou as intenções de compra dos portugueses e revela que, no ano passado, 80% dos portugueses iriam celebrar o Dia dos Namorados e 78% tencionavam oferecer um presente à sua cara metade. De acordo com este estudo, os portugueses gastam, em média, 50€ em prendas no Dia de São Valentim, com os homens a serem mais generosos do que as mulheres: os homens gastam 71€ e as mulheres 40€.

É certo e sabido que a pandemia obrigou a muitas mudanças, mas os portugueses estão cada vez mais sentimentais e investem mais do nunca em presentes para o Dia dos Namorados. Esta é, aliás, a principal conclusão do estudo #LoveIndex2021 da Mastercard, que revela que os gastos dos portugueses neste dia aumentaram seis vezes ao longo da última década. Ainda segundo o #LoveIndex2021, as compras online tiveram um crescimento acentuado de mais de 31 vezes ao longo dos últimos dez anos, sendo que 50% dos portugueses tencionavam comprar o presente para o Dia dos Namorados numa loja online.


5 dicas para vender mais online e offline

Sabemos que os hábitos de compra dos portugueses mudaram e que a digitalização das empresas tem favorecido o panorama digital português. Não é, pois, de estranhar que algumas mudanças tenham vindo para ficar, como é o caso das compras online.

Quer isto dizer que as lojas físicas vão acabar? Não, claro que não! De acordo com o estudo da Mondial Relay de dezembro de 2021, 71% dos consumidores portugueses compram quer online quer em lojas físicas. A nível de entrega dos artigos comprados, o mesmo estudo refere que a entrega em casa é o método preferido da maioria dos portugueses (83%), seguido pela recolha em loja (59%) e pela entrega através de pontos de recolha (53%).

Como já vimos num outro artigo, online e offline são duas realidades que se complementam e, por isso, é cada vez mais importante alinhar a sua loja online com a sua loja física. E, afinal, como é que pode vender mais neste Dia dos Namorados? Vamos às dicas:

Selecione os produtos certos

As flores e os chocolates até podem ser os artigos mais facilmente associados a esta data, mas quem disse que não pode inovar? A criatividade pode ser a chave para o sucesso e o Dia dos Namorados não tem necessariamente de ser para casalinhos, até porque o amor próprio também é válido e há muitos solteiros que podem ser o público-alvo da sua campanha. 
>>  Definir os objetivos é o primeiro passo para qualquer campanha e todas as ações, online e offline, devem ser alinhadas de forma a atingir esses objetivos.


Aposte na decoração alusiva à data

Quando Camões escreveu que o “Amor é fogo que arde sem se ver” estava, claramente, muito longe de saber o impacto que uma montra bem decorada tem nos consumidores, quer na loja física quer na loja online.
>> Utilize os mesmos elementos decorativos para que os seus clientes identifiquem facilmente o seu negócio online ou offline.


Acrescente valor aos seus clientes

A melhor forma de se diferenciar da concorrência é mostrar aos seus clientes que o seu negócio é muito mais do que vender um produto. Pense na Starbucks: beber um café numa das lojas desta marca é toda uma experiência e é isso que leva ao reconhecimento da marca em todo o mundo.
>> As compras online com recolha em loja ou drive thru (comprar sem sair do carro) são excelentes opções para ajudar os seus clientes a poupar um bem precioso: tempo!


Disponibilize várias opções de pagamento

Nada é mais frustrante para um consumidor do que não conseguir pagar o que quer comprar. Disponibilizar diferentes métodos de pagamento é uma mais-valia para os seus clientes e para o seu negócio que se destaca da concorrência.
>> Lembre-se que, hoje em dia, há cada vez mais pessoas a optar por pagamentos com o telemóvel ou por MB Way.


Divulgue a sua campanha especial

Como é que os consumidores vão entrar na sua loja, online ou física, se não promove o seu negócio? Mais uma vez, a criatividade pode ser decisiva para chamar a atenção dos consumidores e, caso o seu orçamento permita, pode combinar publicidade online e offline para chegar a mais pessoas.
>> Não se esqueça dos seus clientes habituais! Envie-lhes um e-mail personalizado em primeira mão – ser atencioso também é um gesto de amor.



Se ainda não preparou nada para esta data especial, está na altura de o fazer. Lembre-se que o Dia dos Namorados está intimamente ligado às emoções e, por isso, é importante envolver os seus clientes desde o primeiro momento para que queiram entrar na sua loja, online ou física, e conhecer os seus produtos. E se precisar de ajuda para definir uma estratégia para esta data especial, fale connosco. Os nossos especialistas podem ajudar na definição e implementação de uma campanha que ajude o seu negócio a vender mais neste Dia de São Valentim.