Devido à pandemia da COVID-19, causada pelo Coronavírus, várias empresas já aderiram ao regime de teletrabalho. Isso significa que a saúde dos seus funcionários e de toda a população é a prioridade no momento. É um ato de cidadania, empatia e solidariedade, onde todos devemos valorizar essa atitude e nos esforçar.
Apesar de não ser exatamente uma novidade, o teletrabalho ainda gera muitas dúvidas. Afinal, o que é o “teletrabalho”? É trabalhar à distância, na maioria das vezes, a partir da própria casa do colaborador. Essa modalidade é cada vez mais possível devido ao constante avanço das tecnologias da informação e comunicação.
Trabalhar a partir de casa tem as suas vantagens: você pode trabalhar com a roupa que quiser, deslocamentos são evitados e, por muitas vezes, pode ser mais focado e eficiente. No entanto, distrações acontecem: o cãozinho quer passear, tarefas domésticas aparecem a toda hora, os filhos querem atenção… então, como manter-se motivado? Como continuar a entregar a mesma eficiência de trabalho? Calma. É tudo possível.
Todas as pessoas que trabalham remotamente devem valorizar 3 importantes fatores: onde trabalhar, quando trabalhar e como estabelecer limites.
A maior parte da equipa Páginas Amarelas trabalha lado a lado, mas temos também colaboradores remotos. Na semana passada, partilhámos nas nossas redes sociais 6 dicas sobre o trabalho remoto e 7 ferramentas do Office365 que tornam tudo mais fácil. A partir da minha experiência, aprofundo esse assunto e acrescento alguns pormenores que me ajudam a permanecer sã e produtiva durante esse cenário de pandemia. Espero que te ajude também! :)

É difícil manter a concentração e produtividade quando se está constantemente com as costas doloridas ou forçando os olhos para enxergar a tela do computador. Então é importante encontrar um ambiente dentro de casa com uma boa iluminação, uma mesa que possa ser dedicada exclusivamente ao teletrabalho e (superimportante) uma cadeira confortável. Lembre-se de manter este espaço limpo e organizado, e não misturar os itens pessoais com os itens de trabalho.

Faça tudo o que você faria normalmente como se não estivesse em regime de teletrabalho. Não deixe os “mais 5 minutinhos” na cama te desmotivar só porque está em casa e é perto se locomover do quarto para a mesa. Defina e respeite o seu alarme, aproveite o seu pequeno-almoço e se arrume. Tenha uma rotina diária de horários bem definida com a sua equipa e cumpra-a.

Estabeleça o seu horário de início, intervalos e fim de expediente. Crie diariamente uma lista de tarefas que você precisa concluir. Trabalhe com metas! Defina com a sua equipa as prioridades junto com a sequência de execução e não se preocupe caso ocorram mudanças ao longo do dia. À medida que avança, lembre-se de marcar as tarefas finalizadas. A ferramenta que utilizo para me ajudar é o Trello.

Estar em casa pode ser um paraíso para as distrações. Como diz a primeira lei de Newton, o princípio da inércia: se você estiver em movimento, ficará em movimento. Se você estiver em repouso, ficará em repouso. Pessoas ocupadas estão em constante movimento, e isso pode ser o diferencial no avanço das tarefas. Nessa altura, o foco faz toda a diferença frente aos imprevistos que virão.

Pode haver pessoas na sua casa que, por mais que você explique, elas não percebem que o teletrabalho é sim trabalhar! Portanto, informe a todos os seus roommates, irmãos, pais, cônjuges e animais de estimação (bem, talvez não os pets) para que respeitem o seu espaço durante o seu horário de trabalho, a menos que seja uma emergência. Só porque está a trabalhar de casa, não significa que “está em casa”. Feche a porta ou coloque uma placa se necessário.

Trabalhar remotamente exige que você se comunique MUITO. Informe com frequência a todos que precisam saber da sua programação e disponibilidade. Comunicação constante não significa explicar cada um de seus movimentos, afinal, ninguém precisa saber da sua ida à casa de banho. Mas, quando terminar um projeto ou uma tarefa importante, diga. Além de manter a equipa informada, é importante reforçar para si mesmo que você está realizando um bom trabalho, ou seja, you got this!

Assumo que, em pleno século XXI, todos já estão carecas de saber que beber água é importante, mas é sempre bom reforçar. Lembre-se de hidratar-se, tenha uma garrafinha de água perto de si. Ah! Lanches também são bem-vindos, afinal, não terá à disposição aquele colega com uma gaveta repleta de bolachas e chocolates para te socorrer quando bater aquela vontade.

É tentador trabalhar o tempo todo, contudo, respeite a sua rotina. Se você estivesse no escritório, provavelmente não ficaria na sua mesa por 8 horas seguidas. Conversaria com um colega, teria o momento do café ou iria tomar um ar fresco. Bem, agora deve manter a boa prática. E convenhamos, percorrer o feed do Instagram ou assistir um vídeo no YouTube não contam como pausas! Use esses momentos para se afastar da sua mesa. Levante-se, alongue-se, converse com alguém em casa.

Essa é para os cozinheiros de plantão. Evite usar os seus minutos preciosos do horário de almoço para cozinhar. Assim, vai acabar perdendo boa parte do seu intervalo e ter que comer correndo. Preparar os alimentos com antecedência garante que você possa usufruir da sua pausa para comer e descansar, e não gastar mais energia.

Cuidado com a falsa impressão de que o teletrabalho estabelece mais equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. É como um casino: você fica tão envolvido na sua tarefa, num ambiente agradável, que perde por completo a noção do tempo. Uma boa ideia é programar um alarme. Não precisa parar exatamente quando o alarme tocar, mas tenha em mente que o seu horário de trabalho acabou e que precisa finalizar o dia. Não importa o local, desconectar é importante para criar o equilíbrio.
Dicas Plus!

Já ouviu aquela frase: “A música lava da alma a poeira do dia a dia”? Ok, admito que é meio piegas, mas convenhamos, é verdade. Por exemplo, as soundtracks dos videogames são projetadas para o ajudar o jogador se concentrar. Enquanto trabalha, experimente ouvir uma música instrumental que corresponda à energia do seu projeto atual. Isso ajuda-me imenso a manter o foco. A minha equipa de Brand and Communication recomenda essa.

O isolamento nessa fase em que enfrentamos pode ser solitário e gerar ansiedade em alguns colegas. Utilize daquele chat de equipa para fazer uma piada, partilhar uma imagem engraçada, se conectar e descontrair. Mesmo que você seja uma pessoa introvertida, experimente interagir. Abrace os gifs e claro, não esqueça de escolher o seu emoji favorito. Tente se manter positivo, por você e pelos outros.

Alguns dos seus colegas podem ter zero experiências em trabalho remoto e estar nesta modalidade pela primeira vez. Mostre paciência e apoio para com eles. Haverá distrações, pode ser que o VPN ou a Internet caia, os acessos compartilhados podem vir a apresentar lentidão... seja compreensivo e não exerça pressão sobre os seus colegas. A crise mundial em si já é desconfortável o suficiente e algumas pessoas podem não lidar com isso tão bem quanto você.

Terminar um dia de trabalho é motivo de comemoração! Mantenha a inspiração diária após log-out. Aproveite o tempo que levaria deslocando-se a casa para preparar uma deliciosa comida, tomar um banho quente, assistir aquela série que está atrasada, ler um livro ou até visitar galerias de museus online. Estimule a sua mente e faça algo agradável para o seu lazer.