Agora que as restrições impostas pela COVID-19 começam a ser levantadas, as empresas têm um novo desafio pela frente: melhorar os resultados para equilibrar as perdas dos últimos meses, sempre com a certeza de que nada será como dantes, até porque, convém relembrar, ainda não sabemos como nos livrar da pandemia.
Sabemos, no entanto, que o futuro está no digital. Não, não é um cliché (ok, é um bocadinho!). Mas pense comigo: como falou com a sua família e com os seus amigos nas últimas semanas? Como é que fez aquele treino se não saiu para ir ao ginásio? Como é que os seus filhos tiveram aulas em casa? Pela internet, pois claro!
Com o novo Coronavírus, as nossas vidas passaram a acontecer online, tal como as oportunidades de negócio: as grandes superfícies melhoraram as lojas online e os tempos de entrega, o comércio local começou a aceitar encomendas por email e através das redes sociais, que se transformaram em montras universais de produtos e serviços, com os pedidos de entrega e de takeaway a proliferar através de mensagens privadas no Facebook, no Instagram ou noutra qualquer rede social.
Como vai, então, melhorar os resultados do seu negócio? Não há fórmulas perfeitas, mas ter uma loja online pode ajudar a aumentar as vendas da sua empresa. E porquê? Porque desta forma os seus clientes podem comprar os seus produtos a qualquer hora e a partir de qualquer lugar.
LOJA ONLINE: A ARMA NO COMBATE À CRISE
Em 2019, segundo um estudo do Observador Cetelem, 32% dos portugueses fizeram compras online, um crescimento de 7% face a 2018. A tendência era clara: os portugueses estavam a render-se ao e-commerce e o novo Coronavírus veio confirmar e acentuar esta tendência. E se pensa que as compras online só trazem vantagens para os consumidores, desengane-se! Ter a sua própria loja online pode trazer vantagens para o seu negócio. Não acredita? Fique comigo mais um bocadinho e deixe-me apresentar-lhe algumas vantagens em ter uma loja online:
1. LOJA SEMPRE ABERTA
2. LOJA SEMPRE ACESSÍVEL
3. INFORMAÇÃO DOS PRODUTOS SEMPRE VISÍVEL
4. PRODUTOS SEMPRE ORGANIZADOS
5. CLIENTES LOCAIS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS
A reabertura das lojas físicas não vai fazer desaparecer o e-commerce, até porque, para as gerações mais novas, comprar online é tão natural como postar selfies nas redes sociais. Está-lhes no sangue! Além disso, ter uma loja online não implica o fim da loja física, pelo contrário: uma boa estratégia de marketing passa por vários canais de venda, para que os consumidores escolham o que melhor satisfaz as suas necessidades.
Se está a pensar nas despesas que pode ter para criar a sua loja online, eu dou-lhe uma ajuda: neste momento pode ter uma loja online grátis durante três meses! A Páginas Amarelas e a Altice Empresas uniram esforços e desenvolveram a Go-Online, uma solução que inclui website e loja online em versão multiplataforma (podem ser vistos em computadores, tablets e telemóveis), domínio personalizado, sincronização de dados nos principais diretórios online e, ainda, 100€ para criar os seus anúncios no Google e no Facebook. Tudo isto é totalmente grátis durante 3 meses e sem fidelização.
Crie a sua loja online, afinal qualquer hora é boa para vender :)