A internet tem cada vez mais relevância nas nossas vidas
e se é verdade que a pandemia acentuou a sua utilização, não é menos verdade que antes do Coronavírus já a internet fazia parte do nosso dia a dia.

Com a pandemia, a internet assumiu uma importância sem precedentes nas nossas vidas: a atividade profissional e escolar, a interação com familiares e amigos, a atividade física, as encomendas para o jantar, as compras para a casa, tudo passou a acontecer online, alterando hábitos de compra e criando novos tipos de consumidor.

De acordo com o último relatório da We Are Social e da Hootsuite, mais de 84% da população portuguesa utiliza a internet e, em média, cada português está online mais de sete horas por dia. Pesquisar informações no Google, pedir orçamentos por email ou através de um formulário online, ler opiniões e reviews sobre determinado produto ou serviço nas redes sociais, interagir com as marcas e fazer compras online são ações que fazem parte do quotidiano da maioria dos portugueses, principalmente das gerações mais novas que respiram online e nem sequer imaginam o mundo sem wi-fi.

Este “novo normal” obrigou as empresas a descobrir novas formas para chegar aos seus clientes e a olhar para o digital com outros olhos:  estar online deixou de ser uma opção e passou a ser uma questão de sobrevivência!


Quem não é visto não é lembrado
O digital pode ajudar a sua empresa a atrair mais clientes, a alcançar novos mercados e a vender mais. Porquê? Porque na internet o seu negócio não pára e pode ser visto em qualquer lugar do mundo, por pessoas que já conhecem a sua empresa e por quem nunca ouviu falar dela.

Estar online não significa que tem de fechar o seu estabelecimento físico, pelo contrário! Imagine que tem uma loja numa zona bastante movimentada onde todos os dias passam milhares de pessoas à sua porta. Quantas pessoas já conhecem a sua marca? Quantas pessoas sabem que tipo de produtos vende? E quantas pessoas entram na sua loja porque estão verdadeiramente interessadas em comprar alguma coisa ou “só para ver”?

Ao colocar o seu negócio online, as pessoas têm acesso à informação que precisam – quem é, qual a localização da sua loja física, que tipo de produtos comercializa, como podem entrar em contacto com a sua empresa – antes de entrarem na sua loja! O seu negócio pode, e deve, canalizar as ações online para aumentar as vendas na sua loja física. Como? Depende da estratégia que definir! Pode oferecer um voucher com 10% de desconto na loja física a quem se registar no seu website ou preencher um formulário nas redes sociais. Se já tiver uma base de dados com os emails dos seus clientes, pode enviar-lhes esse mesmo voucher (ou outro com uma oferta mais personalizada) e convidar essas pessoas a voltarem a comprar na sua loja física. Pode ter diferentes ofertas em diferentes plataformas – uma oferta no seu website e outra no Facebook por exemplo – e ver qual tem melhores resultados. É tudo uma questão de estratégia!

Repare que até agora não falei em vender online! Pode incluir uma loja online na sua estratégia? Claro que sim! Mas isso não significa que tem de fechar a sua loja física. Olhe para o digital como uma montra universal onde tem a oportunidade de promover a sua empresa em todo o mundo e, ao mesmo tempo, interagir com todas as pessoas que olham para a sua montra.

Pode ter descontos exclusivos na loja online ou campanhas de última hora na loja física, depende sempre da estratégia que definir para o seu negócio e, por isso, antes de se decidir por esta ou aquela ação, há uma questão muito importante para a qual precisa de uma resposta: como é que vai chegar às pessoas?

A qualidade dos seus produtos é excelente, a sua política de preço é justa e competitiva e até tem um desconto imperdível nas próximas semanas. Como é que os seus atuais e potenciais clientes sabem disto? É aqui que estar online faz toda a diferença no sucesso do seu negócio: as pessoas pesquisam na internet e se não encontram o seu negócio é como se ele não existisse!

“Já tenho um website, o meu negócio já está online”. Bem, a Juventus tem o Cristiano Ronaldo e não ganha sempre! Ter um website é importante, sem dúvida, mas a informação está atualizada e atrai visitas? É visto corretamente no telemóvel? Os seus clientes podem fazer reservas ou marcações diretamente no seu website?

Para além do website há outros fatores que impactam o sucesso do seu negócio e tudo começa com a definição de uma estratégia adequada às necessidades da sua empresa. Se ainda não pensou na melhor estratégia para o seu negócio ou se precisa de reajustar a que tem atualmente, fale connosco. Nós podemos ajudar!