O coronavírus pode ter mudado muita coisa (e sabemos que mudou), mas nesta altura, e depois de tanto tempo fechados em casa, pensamos em quê? Nas férias, pois claro! As temperaturas altas estão aí e, tal como diz a música, no verão os dias ficam maiores e as roupas ficam menores e as pessoas pensam em tudo menos em trabalho, certo?

Bem, a verdade é que nem todos! Quem é dono de uma empresa está sempre a pensar no seu negócio e em novas formas de o dinamizar, especialmente nesta altura em que o mais importante é recuperar da quebra dos últimos meses. Isto quer dizer que os empresários não podem saltar e rir na praia ou nadar e apanhar um escaldão? Podem, claro, mas será que  o verão não seria melhor se aproveitassem esta altura para fazer sucesso nas redes sociais?

Entre mergulhos e banhos de sol, espreguiçadeiras e sestas revigorantes após o almoço há sempre tempo para dinamizar o seu negócio. Se a sua empresa não tem uma equipa responsável pelas suas redes sociais, continue a ler – se está de férias e a ler este artigo, muito obrigada! – e conheça seis dicas simples que podem ajudar o seu negócio a ter sucesso no verão:


1 - ESTAR PRESENTE

Em tempo de férias, o mindset não está no trabalho, mas as redes sociais nunca fecham e ter uma ligação wi-fi é um requisito obrigatório para qualquer local. A sua empresa não pode desaparecer das redes sociais, caso contrário, será facilmente esquecida pelos seus seguidores.


2 - PARTILHAR CONTEÚDOS CRIADOS PELO PÚBLICO

Tem pouco tempo ou não se sente inspirado para produzir conteúdos? Peça aos seus clientes para partilharem fotos ou testemunhos da experiência com os seus produtos e partilhe esses conteúdos nas redes sociais da sua empresa. Para além de poupar tempo, vai aumentar o nível de confiança dos seus clientes na sua marca, fazendo-os sentir que fazem a diferença no seu negócio.  


3 - INTERAGIR COM A COMUNIDADE

As pessoas estão mais relaxadas, mas na hora de reclamar ninguém tira férias. Reserve uns minutos do seu dia para dar resposta a comentários, críticas, mensagens privadas e até mesmo reclamações. Ninguém gosta de ser ignorado e os seus seguidores merecem a sua atenção.


4 - PARTILHAR CONTEÚDOS MAIS LEVES

Nesta altura, o foco das pessoas não está nos negócios e, por isso, a sua mensagem tem de ser mais relaxada e mais divertida. Partilhe imagens e gifs divertidos que se relacionem com a sua marca e aposte em quizzes e inquéritos que, para além de divertir os seus seguidores, vão aumentar a interação entre a sua marca e o seu público-alvo. 


5 - APOSTAR EM PASSATEMPOS

Toda a gente gosta de ganhar alguma coisa e, por isso, ter um passatempo a decorrer nas suas redes sociais vai, com certeza, chamar a atenção muitas pessoas. No entanto, há uma pergunta importante que deve ser feita: quer ter mais seguidores interessados apenas no prémio do passatempo ou quer mais seguidores verdadeiramente interessados na sua marca? A escolha do prémio a entregar ao vencedor tem de responder a esta pergunta e dou-lhe um exemplo: se tem um restaurante e vai oferecer um smartphone topo de gama, as pessoas vão participar no passatempo para ganhar o telemóvel e não se vão interessar pelos seus pratos, mas se o prémio for um jantar no seu estabelecimento, os concorrentes vão logo querer saber que pratos tem na sua carta para poderem escolher o que mais lhes agrada caso vençam o passatempo.


6 - FAZER PARCERIAS COM INFLUENCIADORES

Optar por uma pessoa muito conhecida não significa, por si só, ter mais seguidores. Aqui, o mais importante é identificar influenciadores que se identifiquem com os valores da sua empresa para que falem da sua marca e dos seus produtos com transparência, naturalidade e, acima de tudo, com confiança.


Estas ações são muito simples, mas podem valer muitos clientes ao seu negócio e não vão roubar muito tempo às suas férias. E são seis dicas muito fáceis de implementar, não lhe parece? O mais importante é manter a identidade da sua marca, mesmo que num tom mais relaxado e menos empresarial.

E se preferir não se preocupar com nada, fale connosco! A nossa equipa de especialistas pode criar, implementar e gerir as redes sociais do seu negócio enquanto aproveita a praia e evita escaldões.