O setor da restauração foi um dos mais afetados pela pandemia e, ainda que muitas empresas se tenham reinventado para se manterem abertas, a verdade é que agora, em plena fase de desconfinamento, o mais importante é recuperar tempo e clientes perdidos.

Uma grande vantagem a favor do seu negócio é, sem dúvida, a vontade que todos temos de voltar  a sair de casa. De acordo com dados do Observador Cetelem, em abril passado 91% dos portugueses tinham intenção de voltar a restaurantes/bares assim que fosse possível, mais 14% face às intenções em setembro de 2020.
Em plena fase de desconfinamento, junta-se a fome à vontade de comer: as pessoas querem voltar a fazer coisas tão simples como jantar fora ou tomar o pequeno-almoço numa esplanada e os estabelecimentos querem voltar a receber clientes e ter reservas todos os dias!

Se tem um negócio na área da restauração, o marketing digital é o seu melhor aliado para promover a sua empresa e atrair novos clientes. Como? Continue a ler e veja sete dicas para divulgar o seu negócio na internet e ter mais clientes no seu estabelecimento.


Como atrair mais clientes para o meu negócio?

Se tem um restaurante, um café, uma pastelaria ou um bar, tenho a certeza que lhe perguntam muitas vezes se tem wi-fi e qual é a palavra-passe de acesso. Os portugueses estão cada vez mais digitais e se os seus clientes estão online, é exatamente aí – na internet – que deve colocar o seu negócio.
Com uma estratégia de marketing digital, pode utilizar diferentes canais quer para estar mais perto dos clientes que já o conhecem, quer para chegar a quem nunca ouviu falar de si! O que pode, então, fazer para utilizar o marketing digital em prol do seu restaurante?


1) COLOQUE O SEU NEGÓCIO NO GOOGLE MY BUSINESS

O Google My Business é uma ferramenta gratuita que permite a criação de uma página para o seu negócio, com nome, localização, contactos, horário, descrição e fotografias, entre outras informações.
Quando quer pesquisar alguma coisa, utiliza o Google certo? Os seus clientes também! Ao ter uma página criada, o seu negócio irá aparecer de forma gratuita nas pesquisas do Google e do Google Maps e pode chegar a pessoas não só da sua cidade, mas de qualquer parte do país e do mundo.
Imagine que tem um restaurante em Albufeira. Qualquer pessoa, em Portugal ou em qualquer canto do mundo, que marque férias para o Algarve, pode ficar a conhecer o seu restaurante, basta pesquisar “Restaurante Albufeira” no Google.


2) INVISTA NUM WEBSITE COM RESERVAS ONLINE

Utilize o seu website para partilhar informação relevante com os seus clientes, como os horários, as medidas de segurança implementadas no seu estabelecimento, a sua localização e como lá chegar a partir de diferentes pontos de referência e, obviamente, o menu. Pode, ainda, ter uma área de notícias ou um blog onde partilha novidades e receitas com os seus clientes.
Ter um website profissional e atrativo é um excelente cartão de visita, mas o seu website pode ser uma verdadeira mais-valia e ajudá-lo a atrair novos clientes, basta ter as funcionalidades certas e uma delas é, sem dúvida, a possibilidade de reservas online. Facilite a vida aos seus clientes e evite aglomerações na entrada do seu estabelecimento!


3) ESTEJA PRESENTE NAS REDES SOCIAIS

Se nunca viu fotografias espetaculares de bolos de todas as formas e feitios sempre que espreita o feed de notícias do Facebook ou do Instagram, deixe-me dar-lhe uma notícia: não segue nenhuma pastelaria nas redes sociais! É a única explicação possível para não ser impactado por este género de publicações.
Os olhos também comem (e muito) e que melhor forma para convidar os seus clientes a visitarem o seu espaço do que mostrar-lhes – um bolo de chocolate, um prato de comida, um cocktail -  o que podem encontrar?
As redes sociais permitem a partilha de conteúdos mais visuais que vão certamente despertar a curiosidade dos seus seguidores (o Facebook tem, inclusive, um template específico para a área da restauração), mas pode – e deve – partilhar informações relevantes com a sua audiência como o menu do dia, as promoções especiais e os novos serviços.


4) PROMOVA O SEU NEGÓCIO EM DIRETÓRIOS DE RESTAURAÇÃO

Normalmente, antes de nos aventurarmos a experimentar um novo restaurante, perguntamos a amigos e familiares se já lá foram e, caso ninguém mais próximo conheça o restaurante em questão, o que fazemos? Pesquisamos a opinião de terceiros na internet!
Atualmente, há vários diretórios específicos para a área da restauração, como o Trip Advisor, o The Fork e a Zomato, onde pode promover o seu estabelecimento e pedir aos seus clientes que avaliem o seu negócio. No Trip Advisor, quantas mais avaliações positivas recolher, maior será a visibilidade do seu negócio e, por isso, há vários negócios a incentivar os clientes (com uma sobremesa grátis ou uma bebida) a deixar um comentário (ou avaliação) na plataforma.


5) PARTILHE FOTOGRAFIAS REAIS

Uma das piores experiências que os clientes podem ter é perceber que as fotografias que viram nas redes sociais ou no seu website não têm nada a ver com a realidade. Se isto acontecer, irá precisar de um pequeno milagre para que essas pessoas voltem a confiar no seu negócio.
É impossível partilhar o sabor através de fotografias, mas se promove o seu restaurante com fotografias de pratos bonitos e cheios de requinte ou a sua pastelaria com uma fotografia de uma fatia de bolo generosa, é exatamente isso que tem de apresentar aos seus clientes quando os receber no seu estabelecimento.


6) INTERAJA COM OS SEUS CLIENTES

As ferramentas digitais permitem uma relação muito mais próxima entre empresas e clientes, já que, agora, qualquer pessoa pode contactar diretamente o seu negócio quer seja por telefone, por email, via chat ou através de comentários e avaliações nas redes sociais.
No entanto, a relação só funciona se ambas as partes estiverem envolvidas, ou seja, os seus clientes interagem com o seu negócio e esperam uma resposta (muito mais breve agora com as redes sociais) da sua parte. Ninguém gosta de sentir que está a falar para o boneco, certo?


7) APOSTE EM CONTEÚDO GERADO PELOS SEUS CLIENTES

Os seus clientes são os melhores embaixadores do seu estabelecimento, por isso, sempre que partilharem fotografias dos seus pratos, dos seus bolos, do seu brunch, dos seus sumos naturais, dos seus capuccinos, dos seus cocktails, partilhe esses mesmos conteúdos nas redes sociais do seu negócio. A opinião dos seus clientes é sempre valorizada pelos seus seguidores que vão sentir mais confiança em visitar o seu estabelecimento.



Estas são algumas das muitas ações que pode fazer para divulgar o seu negócio e, depois de começar, o truque é não desistir: manter o seu website atualizado, partilhar conteúdos de forma constante e regular nas redes sociais e não deixar os seus clientes sem reposta são os “serviços mínimos” que tem de garantir para manter os seus clientes por perto. Depois, pode optar por ações mais simples ou mais criativas, depende sempre da estratégia que definir para o seu negócio.


Lembre-se que no marketing digital, todas as ações são mensuráveis e, por isso, pode alterar as suas ações com base no que realmente resulta para o seu estabelecimento. E, já sabe, se precisar de ajuda com a sua estratégia de marketing digital, fale connosco.