É muito comum dizermos que não há duas pessoas iguais, mas será que há duas empresas iguais? A resposta é não! Tal como as pessoas, também as empresas têm uma história e características próprias que as tornam únicas, ou seja, uma identidade. E é essa identidade que permite ao público reconhecer uma determinada marca entre milhões de marcas existentes. Por exemplo, sempre que ouve falar em Coca-Cola ou McDonald’s, consegue facilmente visualizar a imagem da marca, certo?

Se está a pensar que isto da identidade é só para grandes empresas, deixe-me perguntar-lhe o seguinte: quem disse que a sua pequena ou média empresa não pode ter uma identidade visual que expresse a personalidade da sua marca?


Afinal, o que é a identidade visual?

Há bocado falei da Coca-Cola e do McDonald’s e tenho a certeza que conseguiu visualizar os logótipos destas duas grandes marcas, mas vamos já deixar bem claro que identidade visual e logótipo não são a mesma coisa!

Podemos dizer que o logótipo é o elemento-chave da identidade visual de uma marca na medida em que, sozinho, tem a capacidade de representar e identificar uma empresa, mas identidade visual refere-se ao conjunto de elementos gráficos que identificam visualmente uma empresa e que comunicam a sua visão, missão e valores, tais como o logótipo, o nome, as cores, os símbolos, a tipografia ou as ilustrações. Voltando aos exemplos anteriores, consegue visualizar o “M” de McDonald’s noutra cor que não amarelo? Ou o rótulo da Coca-Cola noutra cor que não o vermelho?

A identidade visual define como o público percebe a sua marca e, por isso, deve estar alinhada com os valores e o posicionamento da sua empresa. Quanto maior for este alinhamento, mais confiança a sua marca transmite ao público e, nesse sentido, a identidade visual poder ser decisiva para o sucesso do seu negócio.


Que vantagens pode trazer ao seu negócio?


O preço e a qualidade são fatores importantes na decisão de compra, mas, hoje em dia, já não são os únicos fatores a ter em conta. Cada vez mais, os consumidores preferem comprar produtos ou adquirir serviços que lhes transmitam confiança e, de acordo com a Forbes, uma marca consistente pode aumentar a receita até 23%, ou seja, a identidade visual do seu negócio pode, efetivamente, ter um impacto direto as suas vendas, na medida em que pode ajudar a sua empresa a:


  • Destacar-se da concorrência;
  • Atrair novos clientes;
  • Aumentar o reconhecimento da sua marca junto do público;
  • Melhorar a reputação do seu negócio;
  • Promover os seus produtos e serviços.


“Ah, mas na minha zona já toda a gente conhece o meu negócio”! É nisto que está a pensar? Então, deixe-me perguntar-lhe o seguinte: “toda a gente” refere-se a quem mora na zona onde está inserido o seu negócio, mas será que mais alguém conhece a sua marca? Imagine que um concorrente direto abre um negócio perto do seu e investe numa identidade visual que chama a atenção dos clientes: publicidade à porta, o logótipo na montra, embalagens personalizadas e as cores da marca bem visíveis na decoração.

Uma família nova na zona que não conheça nenhuma das marcas, vai optar por qual? Os seus produtos até podem ter mais qualidade, mas como é que os clientes sabem? À primeira vista, a loja da concorrência é visualmente mais bonita do que a sua e, diz o ditado, não há uma segunda oportunidade para criar boa impressão!


Pare e pense no seu negócio!


A essência do seu negócio deve refletir-se na sua identidade visual, só assim será possível transmitir confiança e credibilidade aos seus clientes. Tenha em mente que, nos negócios, o que funcionou muito bem no passado pode não funcionar atualmente. Pense na sua imagem atual: reflete os valores da sua marca ou precisa de ser atualizada? Olhe para o seu logótipo: não deixa dúvidas de que reflete a sua identidade?

E se pensa que a sua marca já existe há tantos anos que já não vale a pena mudar, olhe para nós. A Páginas Amarelas está no mercado há mais de 60 anos e atualizamos a nossa identidade visual há sensivelmente um ano, de forma a realinhar a nossa imagem com os valores da marca. Analise a imagem atual do seu negócio e se precisar de ajuda para criar ou atualizar a sua identidade visual, fale connosco.