O sol, as temperaturas altas e as tendências de pesquisa não enganam: o verão está aí e palavras como “praia”, “hotéis”, “bronzeado” e “piscina” estão no topo das pesquisas do Google! Depois de meses tão atípicos, toda a gente pensa nas benditas férias e isso reflete-se nas tendências de pesquisa que, por esta altura, estão sempre muito relacionadas com o verão e atividades de lazer.

“E o que é que isso tem a ver com o meu negócio?” pergunta você. A resposta é simples: nesta altura do ano, as necessidades dos seus clientes mudam e o seu negócio tem de se adaptar a essa mudança. Atualmente, é no digital que os seus clientes vão procurar pelo seu negócio e, por isso, neste artigo vou falar-lhe da importância das palavras-chave e das tendências de pesquisa online para a sua empresa.

Palavras-chave ou termos de pesquisa?

Independentemente da estação do ano, quando precisamos de alguma coisa ou temos alguma dúvida, vamos ao Google e pesquisamos... Tudo! Quem nunca descobriu uma doença qualquer numa pesquisa online que “atire a primeira pedra”.

De acordo com o Internet Live Stats, só hoje o Google conta com mais de 4,3 mil milhões de pesquisas (pode ver o número em tempo real neste site) e, certamente, os seus clientes estão neste preciso momento a pesquisar por um determinado produto ou serviço. Mas como é que encontram o seu negócio no meio de tanta informação e tantas páginas de resultados? O segredo está nas palavras-chave utilizadas para definir a sua empresa e que ajudam o Google a identificar o seu negócio como a solução para a pesquisa efetuada. E, aqui, há dois conceitos que importa definir:

Palavra-chave (ou keyword)

P
alavras ou expressões definidas pela sua empresa e aplicadas aos seus conteúdos

Termo de pesquisa
Palavras ou expressões escritas efetivamente pelos seus clientes na janela de pesquisa

Confuso? Imagine que tem uma loja de roupa e que definiu precisamente “loja de roupa” como palavra-chave para os seus conteúdos ou campanhas de anúncios. Se eu escrever no Google “loja de roupa” ou “loja de roupa feminina”, a sua empresa irá aparecer nos resultados da minha pesquisa.

Deixe-me adivinhar: está a pensar que isto só se aplica a campanhas Google Ads, não é? É verdade que pode definir palavras-chave específicas para uma campanha, aliás, é até possível definir diferentes tipos de palavras-chave para exibir os seus anúncios (isto fica para outro artigo, prometo!), mas os seus clientes podem encontrar o seu negócio em pesquisas orgânicas, ou seja, a sua empresa não precisa de pagar. Como? Através de uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization)! A sua empresa pode otimizar a sua visibilidade nos resultados orgânicos, utilizando as palavras-chave adequadas ao seu negócio:
  • no url do seu website;
  • no título e na meta description do seu website;
  • nos títulos e subtítulos do seu conteúdo, utilizando os headings(h1, h2, h3, etc);
  • ao longo do seu conteúdo, mas principalmente no primeiro e último parágrafos;
  • no título e atributo alt das imagens.

Já pensou nas palavras-chave do seu negócio?

O seu negócio tem a resposta para as necessidades dos seus clientes e a escolha das palavras-chave deve refletir precisamente esta ideia. Se ainda não encontrou as palavras-chave certas para o seu negócio, deixo-lhe duas dicas:

1) Coloque-se no lugar de quem precisa dos seus produtos/serviços
    Tenha em conta que o nome da sua marca e palavra-chave não são sinónimos. Os seus clientes até podem saber o nome da sua marca, mas será que se vão lembrar? E quem nunca ouviu falar de si, como é que essas pessoas chegam à sua empresa? Escolha palavras e expressões que identifiquem o core do seu negócio.

    2) Escolha palavras e expressões relevantes para o seu negócio.
      Palavras e expressões muito genéricas podem não ajudar a sua empresa. Por exemplo, se está na área da restauração e definir apenas “restaurante” como palavra-chave, vão aparecer milhares de resultados.


      Importância das tendências de pesquisa
      De acordo com o jornal Eco, num artigo publicado em agosto do ano passado,mais de 92% das pesquisas em todo o mundo são feitas no Google que recolhe os termos pesquisados, organizando-os por categorias relacionadas com um tópico. Isto depois de remover todas as informações pessoais associadas às pesquisas, claro!

      E porque é que isto é importante para o seu negócio? A explicação é simples: através da análise dos dados existentes, é possível perceber os padrões de comportamento e, dessa forma, fazer previsões para o futuro.

      Quer isto dizer que a sua empresa, com base em dados reais e fidedignos, pode retirar conclusões específicas sobre o comportamento dos seus clientes e, assim, antecipar as suas necessidades.

      Tendências de pesquisa de verão - Hotéis e lugares de férias


      Por exemplo, com base nas tendências de pesquisa de verão dos anos anteriores, conseguimos prever que em julho e agosto de 2021 haverá uma maior procura por hotéis e lugares de férias e que a maior parte das pesquisas será feita através de dispositivos móveis.

      Tendências de pesquisa de verão - Praias e atividades ao ar livre

      Já as pesquisas de praias e atividades ao ar livre diminuíram de 2019 para 2020, o que pode ser explicado pelo impacto da pandemia já que o primeiro confinamento começou em março de 2020 e prolongou-se até ao verão. Claro que este ano, com o plano de vacinação já em marcha, é esperado que os portugueses voltem a mostrar interesse em atividades ao ar livre.

      Tendências de pesquisa de verão - Jogo online e atividades dentro de casa


      E, com base nestes dados, não há dúvidas que a pandemia impactou as pesquisas dos portugueses. Em pleno verão, ficar em casa só mesmo porque não podíamos sair, certo?

      O melhor para o seu negócio

      Se tiver curiosidade em saber o que foi pesquisado em 2020, espreite esta página. A Google tem, aliás, uma ferramenta que pode ajudar o seu negócio a acompanhar as tendências do momento. Chama-se Google Trends,  é gratuita e pode ajudá-lo na definição de novas palavras-chave para o seu negócio. Vale a pena espreitar!

      Para além do Google Trends, a Google tem outras ferramentas que podem ajudar na estratégia de SEO do seu negócio: Google Keyword Planner, Google Search Console e, lançadas recentemente para ajudar o sector do Turismo, Destination Insights e Travel Insights with Google.

      Algumas destas ferramentas requerem conhecimentos específicos, mas não se preocupe que a nossa equipa de especialistas tem todas as competências necessárias para ajudar a sua empresa. Fale connosco e ajude os seus clientes a encontrarem o seu negócio.