A utilização de vídeos como ferramenta de marketing digital não é propriamente uma novidade, mas, atualmente, é impossível falar de estratégia online sem falar no formato que tem – e continuará a ter - mais destaque: o vídeo.

Nos últimos anos, o vídeo tem estado nas tendências de marketing digital – falamos de vídeos curtos e transmissões ao vivo nas tendências para 2021, lembra-se? – e, de facto, tem-se revelado um formato bastante eficaz na comunicação entre marcas e consumidores.

Quer saber como é que a utilização de vídeos pode ajudar o seu negócio? Continue a ler e descubra porque deve incluir o vídeo na sua estratégia de marketing digital.


O que é o vídeo marketing?

Comecemos pelo princípio: a definição do conceito. Vídeo marketing consiste na utilização de vídeos para impactar o seu público-alvo e promover os produtos/serviços do seu negócio.

Mas deixe-me já esclarecer: o vídeo marketing é muito mais do que uma compilação de vídeos em que tenta vender os seus produtos. Uma estratégia de vídeo marketing eficaz não só promove a sua marca como facilita a interação entre a sua empresa e a sua audiência e que pode envolver diferentes formatos, nomeadamente:

  • Vídeos institucionais;
  • Publicidade em vídeo;
  • Vídeos nas redes sociais;
  • Vídeos de apresentação de produtos/serviços;
  • Vídeos com testemunhos de clientes;
  • Demonstração de produto/serviços;
  • Transmissões ao vivo;
  • Webinars.

Video Marketing | Definição


De acordo com a TEK Sapo, três em cada quatro utilizadores de internet consomem conteúdos de vídeo em streaming ou fazem download de vídeos pelo menos uma vez por mês. As estimativas indicam que o número de pessoas que consomem vídeos chegará aos 3,64 mil milhões em 2025.


Porquê incluir vídeos na sua estratégia digital?
O consumo de vídeo tem vindo a crescer de forma contínua nos últimos anos, mas a pandemia veio acentuar esse crescimento: de acordo com um estudo realizado pelo Hootsuite, em conjunto com a We Are Social, em janeiro de 2021, os portugueses viam, em média, 16 horas de vídeo online por semana - um aumento de 52% em relação aos últimos dois anos.

Numa altura em que o distanciamento físico era imperativo, o vídeo assumiu um papel preponderante no dia a dia das pessoas e a verdade é que veio para ficar: nas redes sociais, nos websites, nas landing pages de conversão, nas apresentações de empresas, nos e-mails de apresentação de produto, nas campanhas de anúncios das empresaso vídeo está em todo o lado!

Atualmente, o vídeo é o formato preferido dos consumidores o que, por si só, é um motivo bastante válido para incluir este formato na sua estratégia digital. Afinal, ir ao encontro das necessidades dos seus clientes é meio caminho andado para o sucesso do seu negócio, certo? Mas vamos às vantagens que o vídeo marketing pode trazer ao seu negócio:

MAIS ENVOLVIMENTO

O vídeo capta facilmente a atenção da audiência e consegue transmitir mensagens e emoções de forma imediata, levando os utilizadores a interagirem com a sua marca – através de comentários, ‘likes’ e partilhas – e a sentirem-se mais próximos do seu negócio.

MAIS DESTAQUE

O vídeo é mais apelativo e mais facilmente lembrável do que qualquer outro conteúdo. Um texto pode ter todos os detalhes de utilização de um determinado produto, mas se vir um vídeo de instruções não se irá lembrar mais facilmente como manusear o produto?

SEO MELHORADO

A taxa de rejeição e o tempo de permanência dos utilizadores no seu website são dois fatores de SEO relevantes para o posicionamento do seu negócio no ranking do Google. Ter um vídeo no seu website leva a que os seus visitantes passem mais tempo na sua página e, consequentemente, diminui a taxa de rejeição.

MAIS TRÁFEGO ORGÂNICO E CONVERSÕES

O vídeo leva mais visitantes ao seu website. Segundo o Google, mais de 90% dos utilizadores afirma ter descoberto novas marcas ou novos produtos através de vídeos do Youtube..

MAIOR RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO (ROI)

O vídeo tem impacto direto na decisão de compra de produtos e serviços e, atualmente, há várias ferramentas de edição online que não requerem grandes investimentos (algumas até são grátis), o que permite alcançar excelentes resultados a baixo custo


Video Marketing | Estatística Forbes


6 dicas para dar os primeiros passos no vídeo marketing

Agora que já percebeu o que é o vídeo marketing e porque é importante para a estratégia digital do seu negócio, é hora de colocar as mãos na massa – neste caso na câmara! Mas por onde começar? Antes de dar uso aos seus dotes de Steven Spielberg, é fundamental que trace um plano para a sua estratégia de vídeo marketing:

DEFINA OBJETIVOS

O propósito do seu vídeo deve estar claro desde o primeiro momento. Quer aumentar as vendas de um produto? Quer dar a conhecer a sua empresa? Quer apresentar um serviço novo? Quer angariar leads?

CONHEÇA O SEU PÚBLICO-ALVO

Entenda a sua audiência para conseguir adaptar a sua mensagem. Quem será impactado pelo seu vídeo? A que pessoas quer chegar com o seu vídeo?

ANALISE A CONCORRÊNCIA

Saber o que os seus concorrentes estão a fazer é fundamental para não fazer igual. Como é que pode diferenciar o seu negócio?

PLANEIE O CONTEÚDO

Defina tudo o que será dito e feito no seu vídeo. Que mensagem vai passar e como será passada?

DEFINA OS CANAIS DE DIVULGAÇÃO

Escolha onde será publicado o seu vídeo tendo em conta os objetivos traçados. Vai divulgar o seu vídeo no seu website? Nas redes sociais? Numa ação de e-mail marketing?

DEFINA MÉTRICAS

Acompanhe o desempenho do seu vídeo. Atingiu o número de visualizações definidas? Conseguiu as leads a que se propôs?


O vídeo marketing é versátil e pode assumir diferentes formatos e utilizar diferentes canais, tudo depende dos objetivos que definir aquando do planeamento da sua estratégia
. E, ainda que ninguém conheça o seu negócio tão bem como você, não tem de fazer tudo sozinho. Fale connosco e deixe que os nossos especialistas o ajudem a traçar a melhor estratégia de vídeo marketing para fazer crescer o seu negócio.