O mundo está cada vez mais digital e nunca os telemóveis foram tão usados como hoje em dia. Segundo um estudo de 2020 da Marktest, 7,2 milhões de portugueses utilizam smartphones o que, de acordo com outro estudo, se traduz num aumento exponencial (oito vezes mais em dez anos) do acesso à internet via telemóvel: 66% dos portugueses acedem à internet através do smartphone!

Olhe à sua volta. Tenho a certeza que consegue ver alguém a mexer no telemóvel neste preciso momento! Pode estar a ler um email ou as notícias, a pesquisar informações sobre empresas ou à procura de vídeos, a pagar contas ou a fazer compras, pode estar a conversar via chat com amigos ou com aquela empresa que lhe presta serviços...

O telemóvel é o novo rei do consumo digital e, nesse sentido, a estratégia digital do seu negócio deve incluir ações de Mobile Marketing e aproveitar a ligação que os seus clientes têm com os telemóveis.

Continue a ler e saiba o que é e quais as vantagens do Mobile Marketing.


O que é Mobile Marketing?

Os dispositivos móveis permitem aos seus utilizadores interagirem rápida e constantemente com amigos e familiares, a qualquer hora e em qualquer lugar. Com base nesta premissa, também as empresas se podem relacionar com os seus clientes através de um tablet ou smartphone.

Nesse sentido, o Mobile Marketing é o conjunto de ações realizadas pelas empresas para impactar e interagir com todos os utilizadores que acedem à internet através de dispositivos móveis, influenciando as suas escolhas e os seus comportamentos.

Emails, SMS, QR Codes, chatbots, aplicações móveis, tudo é pensado com um único objetivo: relacionar-se com quem está do outro lado com o telemóvel na mão!


Porquê incluir o Mobile Marketing na sua estratégia?

Como já vimos, há cada vez mais portugueses a utilizar o smartphone para aceder à internet, o que, por si só, é um excelente motivo para considerar o Mobile Marketing na sua estratégia digital, mas há outros, nomeadamente:

ALCANÇA MAIS PESSOAS

Um smartphone, ou outro dispositivo móvel, e ligação à internet e o seu negócio está, literalmente, nas mãos de qualquer pessoa em Portugal ou noutra parte do mundo.

MELHORA O RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES

A facilidade e a rapidez da comunicação facilitam a relação da sua marca com os consumidores, aumentando o grau de satisfação dos seus clientes e, consequentemente, a sua fidelização.

AUMENTA O TRÁFEGO PARA O WEBSITE
Ter um website mobile-friendly melhora o seu posicionamento no Google e, com o seu negócio a chegar a mais pessoas, é natural que o seu website tenha mais visitas.

FACILITA A TOMADA DE DECISÕES
Com o telemóvel na mão, estejam onde estiverem, os seus clientes encontram os produtos que precisam e efetuam a compra. Não é por acaso que, de acordo com dados da Statista, no último trimestre de 2020, cerca de 40% dos utilizadores portugueses fizeram compras online via mobile.


5 dicas para criar a sua estratégia de Mobile Marketing

Agora que sabe o que é o Mobile Marketing e os principais benefícios para o seu negócio, partilho consigo cinco dicas para começar já a pensar na estratégia para a sua empresa:

1) CRIE CONTEÚDO ESPECÍFICO PARA MOBILE

Ter um website responsivo é fundamental para garantir que os seus clientes têm acesso à sua informação de forma correta em qualquer dispositivo, mas vá além do site responsivo e crie conteúdos específicos para mobile para que a sua mensagem seja a mais adequada ao canal. Lembre-se que, em mobile, os utilizadores querem encontrar a informação de forma mais rápida.

2) AGILIZE A COMUNICAÇÃO

SMS, emails, redes sociais e chats permitem o contacto direto entre clientes e empresas, o que, por si só, é um aspeto bastante positivo na relação entre ambas as partes. No entanto, é muito importante que o seu negócio tenha capacidade para responder rapidamente – se possível em tempo real – a todos os pedidos. A integração de um chatbot, um “assistente” baseado em inteligência artificial, disponível 24 horas por dia pode fazer toda a diferença já que reduz frustrações associadas a tempos de espera.

3) DEIXE AS IMAGENS “FALAR”

Já ouviu a expressão “uma imagem vale mais do que mil palavras”, certo? Na verdade, as imagens – assim como os vídeos e os infográficos – são fundamentais para a retenção da informação e, por isso, incluir imagens apelativas e alinhadas com a mensagem que quer transmitir é muito importante para o sucesso da sua estratégia. Lembre-se que o ecrã do telemóvel é mais pequeno e, por isso, é importante haver “zonas de respiração” ao longo do movimento de scroll.

4) UTILIZE CTA’S CLAROS E OBJETIVOS

Quanto mais fácil for o acesso à informação, mais positiva será a experiência do utilizador. Oriente os seus clientes na navegação da sua página através de call to actions simples e claros como “Saiba Mais”, “Comece Aqui” ou “Adicione ao Carrinho” para que consigam encontrar o que procuram rapidamente.

5) TIRE PARTIDO DA LOCALIZAÇÃO

A utilização do GPS permite saber onde estão os seus clientes, o que possibilita uma abordagem mais segmentada e focada nos seus interesses, necessidades e preferências, otimizando a experiência do utilizador. Aposte em campanhas com base na localização geográfica e divulgue as suas ofertas sempre que os seus clientes estiverem perto do seu estabelecimento.


Os dispositivos móveis fazem parte das nossas vidas. Esta é uma verdade incontornável e o Mobile Marketing abre novas oportunidades para melhorar os resultados do seu negócio. Defina a melhor estratégia para o seu negócio com base nos objetivos que quer alcançar, mas tenha em atenção que a principal vantagem do Mobile Marketing é a rapidez da interação e, por isso, a sua comunicação deve ser clara e descomplicada. Se precisar de ajuda, fale connosco.