Se é dono de uma empresa, seja qual for a área de atividade, a sua maior preocupação neste momento é conseguir melhorar os resultados do seu negócio. Para trás, ficam meses de incerteza e de desafios que colocaram a sua empresa à prova, mas, e apesar de já conseguirmos ver uma luz ao fundo do túnel, o verão de 2021 será, à semelhança de 2020, um verão atípico.

Todas as áreas de atividade – mesmo as mais procuradas nesta altura do ano como o turismo ou a restauração – têm limitações que podem impactar os seus resultados e, por isso, neste artigo vou dar-lhe algumas dicas, simples e ao alcance de qualquer negócio, para aumentar as suas vendas. Vamos a isso?


Como pode aumentar as vendas no verão?
Tal como referi no artigo anterior, uma grande vantagem a favor do seu negócio é a vontade que pessoas têm de sair de casa e fazer coisas tão simples e banais como comer um gelado numa esplanada! Cabe à sua empresa estar no sítio certo e passar a mensagem certa para atrair mais clientes e, assim, aumentar a probabilidade de conversão. Então, o que pode fazer para aumentar as suas vendas? Vamos às dicas:

1) VENDA A ESTAÇÃO “VERÃO”

Verão é sinónimo de cores intensas e de descontração! A sua empresa está focada nos resultados, mas os seus clientes já só pensam nas férias e em banhos de sol. Seja qual for a sua área de atividade, lembre-se que os clientes compram com os olhos, por isso, use e abuse das cores alegres para chamar a atenção dos seus clientes, aposte em anúncios ou banners promocionais que os transportem para um clima tropical e partilhe conteúdos mais descontraídos e que envolvam a sua audiência.
Exemplo: Vende produtos de beleza? Partilhe dicas para uma pele saudável e os cuidados a ter com o sol para adultos e crianças!

2)FAÇA PROMOÇÕES E DESCONTOS
Conhece alguém que não goste de promoções? Eu não, aliás sempre que vejo uma montra ou recebo e-mails a anunciar descontos, vou logo espreitar, admito! Os descontos e as promoções pesam (bastante) na decisão de compra, principalmente nas compras impulsivas.  Porquê? Porque justificam a compra! Quem nunca disse a frase “Comprei porque estava em promoção!” que atire a primeira pedra.
Tendencialmente, nos meses de verão, as pessoas têm mais cuidado com o corpo e com a aparência, por isso, faça promoções ou ofereça descontos em produtos que se relacionem com esta temática.
Exemplo: Tem uma farmácia? Faça uma promoção nos protetores solares. Tem um cabeleireiro? Faça o chamado “Pague 1, Leve 2” em champôs para usar depois da exposição solar.


3) EXPLORE O CROSS-SELLING

Para além das promoções, há outro fator muito importante na decisão de compra: a necessidade! Quando comprei um telemóvel, comprei também uma daquelas películas para proteger o ecrã. Porquê? Porque a película protege o telemóvel, ou seja, acrescenta-lhe valor.
Isto é um exemplo de cross-selling e, acredite, é uma técnica bastante eficaz no aumento das vendas porque serve as necessidades dos clientes de uma forma bastante direta.
Exemplo: Tem uma loja de roupa? Sugira os acessórios certos para a peça de roupa que a sua cliente acabou de experimentar. Tem um restaurante? Sugira um determinado vinho para acompanhar um prato específico.


4) FAÇA PASSATEMPOS NAS REDES SOCIAIS

O Facebook e o Instagram são as plataformas mais utilizadas em Portugal e os seus clientes estão nas redes sociais, não tenha dúvidas! Os passatempos são ótimos para promover a sua marca porque chegam a muitas pessoas – o chamado “boa a boca” digital – por um custo bastante reduzido, aliás, o único custo para o seu negócio é o prémio a ser entregue ao vencedor.
Exemplo: Tem um restaurante? Ofereça um jantar ao vencedor de um passatempo onde tudo o que os seus seguidores têm de fazer é identificar amigos.


5) APOSTE NO E-MAIL MARKETING

Conhece a expressão “amor com amor se paga”? É aplicável ao mundo dos negócios: você quer que os seus clientes valorizem o seu negócio e os seus clientes querem sentir-se valorizados pelo seu negócio!
Faça os seus clientes sentirem que são especiais através de uma campanha de e-mail marketing personalizada. E o truque é mesmo a personalização! Nos meses de verão, os seus clientes estão mais descontraídos, mas isso não implica que gostem de receber e-mails que não lhes dizem nada.
Exemplo: Tem uma agência de viagens? Envie um e-mail com uma checklist do que devem colocar na mala no dia anterior à viagem. No dia de regresso, envie uma mensagem de boas-vindas e peça-lhes feedback da viagem.

6) ESTABELEÇA PARCERIAS ESTRATÉGICAS

Os influenciadores digitais podem levar a promoção da sua marca para outro nível já que impactam um elevado número de seguidores que vão efetivamente ficar interessados em descobrir o seu negócio. Escolha um influenciador digital que se identifique com a sua marca e com os seus clientes para que a divulgação dos seus produtos/serviços seja feita de uma forma mais real e verdadeira.
Exemplo: Tem um negócio na área da cosmética e quer aumentar as vendas dos cremes de rosto? Escolha influenciadores digitais tendo em conta a faixa etária.



Use e abuse da criatividade
Independentemente da estratégia que utilizar para aumentar as suas vendas, lembre-se que os seus clientes gostam de ser surpreendidos, por isso, dê largas à sua imaginação e seja criativo! Por exemplo, durante a pandemia, muitas marcas apostaram nos diretos (ou lives) para estarem mais próximos da sua audiência e tiveram excelentes resultados.
O conteúdo que partilha é importante para estreitar a relação com os seus clientes, mas para saber que tipo de conteúdo desperta o interesse do seu público-alvo tem de conhecer a sua audiência e, por isso, é importante ter um CRM (Customer Relationship Mananagement). 

Já pensou na sua estratégia de vendas para este verão? Se precisar de ajuda, fale connosco.